A modalização na notícia: estratégia para a construção da imparcialidade do gênero

Autores/as

  • Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestrado Profissional em Letras. Ilhéus - Bahia, Brasi
  • Marise Rodrigues Guedes UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestrado Profissional em Letras. Ilhéus - Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.67-82

Palabras clave:

Notícia, Modalização, Livro didático.

Resumen

Este artigo objetiva apresentar as estratégias utilizadas pelo jornalista para a construção da imparcialidade na notícia “Padre desaparece em voo com balões de festas” presente no livro didático Português Linguagens de Cereja e Magalhães (2009). Para atingir esse propósito, foram utilizadas as contribuições de Bakhtin (1992), Dolz e Schneuwlly (2004), Neves (2006), Koch (2002), Coracini (1991), Lage (1990), Lustosa (1996), entre outros. Observou-se que a modalização é uma estratégia que o jornalista utiliza para simular a imparcialidade na notícia. Essa pesquisa, portanto, traz contribuições tanto teóricas quanto práticas em relação ao estudo do gênero notícia.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v1n55p67-82

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Publicado

2016-05-03

Cómo citar

RIBEIRO, Maria D’Ajuda Alomba; GUEDES, Marise Rodrigues. A modalização na notícia: estratégia para a construção da imparcialidade do gênero. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 67–82, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201555.67-82. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2308. Acesso em: 27 dic. 2024.

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