“What's going on here?”: demanda de gêneros em cursos de licenciatura e suas condições de produção

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.155-170

Mots-clés :

Educação superior. Cursos de Licenciatura. Gêneros discursivos. Condições de produção

Résumé

Neste artigo, busca-se identificar o que se escreve em cursos de licenciatura de uma universidade paraibana e sob que condições de produção. Para tanto, exploram-se registros de transcrição de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes dos cursos de Filosofia, Geografia e Pedagogia, que integram um banco de dados de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa. Fundamentada nos gêneros discursivos e suas condições de produção (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]), bem como nas abordagens de ensino de escrita acadêmica (LEA; STREET, 1998), a análise evidencia o que se escreve nesses cursos, para quem, para que e como. Identificam-se textos pertencentes a gêneros discursivos acadêmicos, tendo pelo menos dois públicos leitores – um mais amplo, situado na esfera acadêmica, e outro mais específico e predominante, situado no âmbito da sala de aula. A demanda desses gêneros, produzidos recorrentemente para atender a fins avaliativos, se ancora sobretudo na apresentação de modelos (gerais e específicos) e, em alguns casos, é seguida de um feedback do leitor. Embora sejam demandados em diferentes cursos de licenciatura, os gêneros caracterizados pelos participantes da pesquisa apresentam condições de produção bastante semelhantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Marcelino Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Letras. Área da Linguística Aplicada

Elizabeth Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora na graduação e na pós-graduação em Letras, na Universidade Federal de Campina Grande, onde desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada

Téléchargements

Publié-e

2020-12-15

Comment citer

MARCELINO SILVA, Juliana; SILVA, Elizabeth. “What’s going on here?”: demanda de gêneros em cursos de licenciatura e suas condições de produção. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 155–170, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.155-170. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10663. Acesso em: 18 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)

Articles similaires

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.