Uma proposta de multiletramento com o gênero meme em aulas de leitura
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202064.4-19Mots-clés :
memes, multiletramento, leituraRésumé
Este trabalho apresenta reflexões teórico-analíticas acerca de um processo de elaboração didática com práticas de leitura com o gênero meme, em um nono ano, da rede pública de ensino do estado do Paraná. A configuração geral da proposta didática foi determinada a partir de quatro módulos temáticos relacionados com a falta de valores éticos, as intolerâncias sociais como bullying, racismo, machismo e homofobia. O trabalho segue a linha teórico-metodológica dos estudos dialógicos bakhtinianos e ancora-se na concepção interacionista e dialógica da linguagem para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, preocupando-se também com a inserção de práticas de multiletramentos com textos multissemióticos nas aulas de leitura. Podemos afirmar que os resultados demonstraram que, em sala de aula, houve adoção mais de um estilo docente internamente persuasivo do que de um estilo autoritário (ROJO, 2008).
A multiliteracy proposal using the genre meme in reading classes
This work presents theoretical-analytical reflections regarding a process of didactic elaboration with reading practices using the genre meme in a ninth grade class of a public school in Paraná. The general configuration of the didactic proposal was determined based on four theme books that deals with the lack of ethical values and social intolerances such as bullying, racism, male chauvinism and homophobia. This work was developed following the theoretical-methodological framework of Bakhtinian dialogic studies and it is based on the interactionist and dialogic conception of language for the teaching and learning of Portuguese, and it is also concerned with the insertion of multiliteracy practices using multisemiotic texts in reading classes. We can say that the results show that there was an adoption of an internally persuasive teaching style rather than an authoritarian one (ROJO, 2008).