Leitura multimodal e o processo de construção de sentido em charges

Autori

  • Liviane da Silva Martins Universidade Estadual do Piauí-UESPI Instituto Federal do Piauí-IFPI

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202065.10-23

Parole chiave:

Palavras-Chave, Multimodalidade. Leitura. Charge. Construção de sentido

Abstract

Textos multimodais são aqueles compostos por mais de um modo semiótico que se integram na construção de sentido do texto e se fazem presentes no nosso dia a dia como os textos publicitários, as historinhas e as charges. O objetivo deste artigo é mostrar o processo de construção de sentido nas charges através da leitura multimodal e para isso discutimos questões sobre a multimodalidade e sua contribuição para compreensão textual baseado nos estudos de Kress e van Leeuwen (2002, 2006), Jewitt (2005), Coscarelli e Novais (2010), Kress (2010), entre outros. Selecionamos três charges para análise seguindo dois critérios estabelecidos: a temática do meio ambiente e a presença tanto da linguagem verbal como da imagem. A metodologia adotada foi qualitativa e descritiva onde os elementos multimodais das charges foram identificados e analisados. Foram observados os seguintes elementos multimodais: cor, participantes representados, olhar, relação entre os participantes, saliência, enquadramento e relação entre texto verbal e imagem. Concluímos que a construção da crítica e ironia tão marcantes desse gênero textual foram alcançadas pela contribuição de cada um dos elementos multimodais integrados entre si.

 

Lectura multimodal y el proceso de construcción de sentido en viñetas

Los textos multimodales son aquellos compuestos por más de una forma semiótica que se integran en la construcción del significado del texto y están presentes en nuestro cotidiano, como los textos publicitarios, las historietas y las viñetas. El objetivo de este trabajo es mostrar el proceso de construcción de significado en las viñetas a través de la lectura multimodal y para ello discutimos cuestiones sobre la multimodalidad y su contribución a la comprensión textual basada en los estudios de Kress y van Leeuwen (2002; 2006), Jewitt (2005), Coscarelli y Novais (2010), Kress (2010), entre otros. Seleccionamos tres viñetas para el análisis siguiendo dos criterios establecidos: el tema del medio ambiente y la presencia de lenguaje verbal e imagen. La metodología adoptada fue cualitativa y descriptiva, donde se identificaron y analizaron los elementos multimodales de las viñetas. Se observaron los siguientes elementos multimodales: color, participantes representados, la mirada, relación entre participantes, elemento sobresaliente, encuadre y relación entre texto verbal e imagen. Llegamos a la conclusión de que la construcción de la crítica y la ironía tan característicos en este género textual se logró mediante la contribución de cada uno de los elementos multimodales integrados entre sí.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2020n65p10-23

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2020-03-26

Come citare

DA SILVA MARTINS, Liviane. Leitura multimodal e o processo de construção de sentido em charges. Revista Leitura, [S. l.], n. 65, p. 10–23, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202065.10-23. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/8626. Acesso em: 18 ott. 2024.

Fascicolo

Sezione

Estudos Linguísticos

Articoli simili

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.