Atividades profissionais da área de desenvolvimento de sistemas para um curso de inglês para fins específicos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202170.92-107Palavras-chave:
Situação-alvo. Inglês para Fins Específicos. Curso técnico. Desenvolvimento de SistemasResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados sobre o levantamento das atividades profissionais que exigem o uso de Inglês dos egressos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio de uma das escolas técnicas do Centro Paula Souza. Os pressupostos teóricos que embasam este trabalho são: Análise de Necessidades - focalizando a análise da situação-alvo; e o ensino de Inglês para Fins Específicos, em especial Inglês para Fins Ocupacionais. A aplicação de questionários a dois grupos de participantes (docentes da área técnica do curso e profissionais do mercado de trabalho local) viabilizou elencar um conjunto de atividades que requerem a utilização do idioma. Os dados revelam que há necessidades diferentes para esse uso. No entanto, foi possível elencar as atividades primordiais para a atuação dos egressos desse curso técnico no ambiente local de trabalho.