Atividades profissionais da área de desenvolvimento de sistemas para um curso de inglês para fins específicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202170.92-107

Palavras-chave:

Situação-alvo. Inglês para Fins Específicos. Curso técnico. Desenvolvimento de Sistemas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados sobre o levantamento das atividades profissionais que exigem o uso de Inglês dos egressos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio de uma das escolas técnicas do Centro Paula Souza. Os pressupostos teóricos que embasam este trabalho são: Análise de Necessidades - focalizando a análise da situação-alvo; e o ensino de Inglês para Fins Específicos, em especial Inglês para Fins Ocupacionais. A aplicação de questionários a dois grupos de participantes (docentes da área técnica do curso e profissionais do mercado de trabalho local) viabilizou elencar um conjunto de atividades que requerem a utilização do idioma. Os dados revelam que há necessidades diferentes para esse uso. No entanto, foi possível elencar as atividades primordiais para a atuação dos egressos desse curso técnico no ambiente local de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Moraes Silva Octaviano, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus São José do Rio Preto

Atualmente, cursando Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística Aplicada na Unesp de São José do Rio Preto. Especialista em Práticas Reflexivas e ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública pela PUC-SP (2019) e em Formação de Tradutores em Língua Inglesa pelo Centro Universitário Claretiano (2015). Graduação em Letras - Licenciatura Plena com habilitação em Português/Inglês pela FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas (2006). É professora concursada do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, lecionando Língua Estrangeira Moderna - Inglês na Escola Técnica Estadual de Tupã. Busca ampliar os estudos voltados às práticas pedagógicas referentes ao processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira inglesa

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

MORAES SILVA OCTAVIANO, Luciana. Atividades profissionais da área de desenvolvimento de sistemas para um curso de inglês para fins específicos. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 70, p. 92–107, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202170.92-107. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/12093. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.