A participação das crianças na elaboração e efetivação dos currículos na educação infantil

uma condição fundamental para promover o processo de humanização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p195-218

Palavras-chave:

educação infantil, currículo, formação humanizadora

Resumo

O texto tem por objetivo refletir sobre a elaboração e efetivação de currículos na Educação Infantil. Discute resultados de pesquisa realizada em uma escola municipal de Manaus, que investigou o trabalho educativo de professoras da pré-escola. Os instrumentos metodológicos incluíram a pesquisa participativa e entrevistas com crianças de quatro e cinco anos de idade. Os registros foram feitos em caderno de campo, gravação em áudio e vídeo e compuseram os dados analisados com o auxílio da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo revelou a necessidade de transformar práticas pedagógicas a fim de organizar um currículo que propicie maior participação das crianças e contribua para a formação humanizadora de todos os sujeitos da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Ilaine Inês Both, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), com Especialização em Pré-Escola e Alfabetização pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (FCLPAA), Mestre em Educação pela UPF e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É professora da Faculdade de Educação da UFAM. Integra o Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia, e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Infâncias. Desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa voltadas para a formação de professores e os processos educativos na Educação Infantil a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural.

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/ Marília e Pós-Doutorado (2010) pela USP. Atualmente, é professor Associado IV da Universidade Federal do Amazonas, onde atua no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infâncias e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atuou na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Foi Membro do Corpo Editorial da Revista Amazônida (2007-2009); Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil (2008); membro da Coordenação Ampliada do PPGE/UFAM (2012) e membro do Núcleo Docente Estruturante da FACED/UFAM (2015-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do leitor, literatura infantil, Teoria Histórico-Cultural, formação de professores e Educação Infantil. ORCID ID http://orcid.org/0000-0002-2570-4392

Aline de Andrade Barroso Moraes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Pedagogia (2005) e Especialista em Educação Infantil (2012) pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Educação (2015) pela UFAM. Atuou como professora na Educação Infantil pela SEMED ? Manaus, de 2000 a 2016, e como formadora de professores de Educação Infantil, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério - DDPM/SEMED, em 2017 e 2018. Faz parte do Grupo de Pesquisa ?Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia? da UFAM. Tem interesse pelos estudos que contemplam as crianças da Educação Infantil, principalmente os que abordam os processos de apropriação da cultura letrada pela criança e formação de leitores; literatura infantil; Formação de professores da Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural. Atualmente está licenciada para se dedicar à pesquisa de doutorado, cujo objeto é a formação continuada de professores da Educação Infantil e a literatura.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

BOTH, Ilaine Inês; BISSOLI, Michelle de Freitas; MORAES, Aline de Andrade Barroso. A participação das crianças na elaboração e efetivação dos currículos na educação infantil: uma condição fundamental para promover o processo de humanização. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 195–218, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p195-218. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12656. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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