Currículo e infância
o olhar das crianças, desde bebês, para a educação infantil e além
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p168-194Palavras-chave:
Educação Infantil, Currículo, Desenhos de CriançasResumo
Este artigo trata da percepção de crianças sobre o currículo, notadamente quando se referem à sua passagem pela educação infantil. A análise é delineada segundo dois movimentos: refletir sobre propostas curriculares construídas para as crianças e apresentar experiências e pesquisa em que o desenho foi eleito como recurso metodológico para conhecer suas percepções sobre a passagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Nas reflexões desenvolvidas salienta-se o potencial das crianças, desde bebês, para criar e transformar espaços e práticas centradas na lógica dos adultos, construindo sentidos para o que vivem na escola e fora dela. Ademais, enfatiza-se a importância de considerar suas perspectivas para efetivamente se caminhar no sentido de um currículo construído com as crianças.
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