Recontextualização do ProInfo na atuação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Mossoró-RN
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p861-877Palavras-chave:
Política educacional, Formação continuad, Tecnologia da Informação e comunicação, ProInfo, Núcleo de Tecnologia EducacionalResumo
Este estudo analisou a atuação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) de Mossoró-RN na recontextualização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). Utilizou-se como referencial teórico analítico a abordagem do ciclo de políticas proposto por Ball e Bowe (1992). Realizamos observação não participante com registro em diário de pesquisa; entrevista semiestruturada com profissionais que atuam no NTM e professores cursistas do núcleo, utilizando análise de conteúdo em Bardin (2011). Os achados da pesquisa apontaram que os sujeitos inseridos no NTM interpretam e recontextualizam o ProInfo, demonstrando que, na prática, as políticas sofrem transformações, permeadas de correlação de forças para atender as especificidades locais da formação continuada.
Downloads
Referências
BALL, S.J; BOWE, R. The Policy Processes and the Processes of Policy. In: BOWE, Richard; BALL, Stephen J; GOLD, Anne (Org.). Reforming Education and Changing Schools: Case Studies in Policy Sociology. Londres: Routledge, 1992. p. 6-23.
BALL, Stephen J; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez. 2011.
BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. PARASKEVA, João M. (tradutor). Currículo sem fronteiras. v. 1, n. 2, p. 99-116, dez, 2001. Disponível em: Acesso em: 01 abril. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE: Caracterização e Critérios para Criação e Implantação. Brasília-DF, 1997. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/sigetec/upload/manuais/cat_crit_NTE.doc>. Acesso em: 22 fev. 2016.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024). Brasília: 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 10 de jun. 2016
BRAUN, Annete.; MAGUIRE, Meg.; BALL, Stephen. J. Promulgações políticas na escola secundária do Reino Unido: examinando política, prática e posicionamento escolar. 2010.
CICLO de Políticas /Análise de Políticas. Stephen, J. Ball. Tradução: grupo de pesquisa currículo, sujeitos, conhecimento e cultura. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vídeo (50 min. 30 s.) Novembro, 2009. Disponível em: http://www.ustream.tv/recorded/17998808. Acesso em 20 de outubro de 2015.
DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação. V. 15 n. 43 jan./abr., 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LOPES, Alice Casimiro. Tensões entre recontextualização e hibridismo nas políticas de currículo. 2013.Disponível em:<28reuniao.anped.org.br/textos/gt12/gt12201int.rtf.>. Acesso em: 05 setembro.2015.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 248-282.
MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A teoria de Basil Bernstein e algumas
de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. In: Revista Teias. v 11. maio/agosto. 2010.
MOSSORÓ. Plano tecnológico educacional – PTE: criação de Núcleo Tecnológico Educacional Municipal - NTM em Mossoró/ RN. Mossoró-RN. 2010.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MUNICIPAL. Histórico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal. S/D. Disponível em: <http://tecnologiasmossoro.blogspot.com.br/p/n.html>. Acesso em: 06 mai. 2015.
SILVA. Denys, Brasil, Rodrigues da. LOPES, Alice Casimiro. Competências nas políticas de currículo: recontextualização pela comunidade disciplinar de ensino de física. In Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 7 N.1. 2007. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/rab/_competenciasnaspoliticas.artigocompleto.pdf>. Acesso em: 20 maio. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).