Apresentação – Dossiê “Formação docente em química: foco e intersecções para ampliar o entendimento sobre formar e ser professor"

Autores

  • Irene Cristina de Mello Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita Universidade Federal de Góias (UFG)
  • Graziele Borges de Oliveira Pena Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2px-xvii

Palavras-chave:

Editorial., Dossiê., Formação docente, Ensino de Química

Resumo

O presente dossiê intitulado Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendimento sobre formar e ser professor aborda uma das temáticas mais amplas da área de Ensino de Química, a Formação docente de professores de Química. O dossiê propõe que esse tema possa ser entendido não na sua totalidade, mas, pelo aprofundamento de diferentes questões, fundamentais dessa subárea por meio de artigos que nos proporcionam acesso às pesquisas de ponta realizadas por pesquisadores de renome nessa área tanto no cenário nacional, quanto internacional. Além disso, o dossiê propõe que a formação de professores de Química seja compreendida também pelas intersecções de outras subáreas do Ensino de Química que se relacionam e são necessárias para possibilitar e ampliar o entendimento da complexidade que envolve a formação de professores de Química. Foi organizado pelas professoras Dra. Graziele Borges de Oliveira Pena (UFMT - GPEQA), Dra. Irene Cristina de Mello (UFMT - LabPEQ) e Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita (UFG - LEQUAL).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2003. Professora lotada no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra. É professora pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT desde 2003 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado profissional) na UFMT. Foi Secretária de Relações Internacionais da Universidade Federa de Mato Grosso (gestão 2016-2020). Foi Coordenadora de Formação Docente da UFMT (gestão 2008-2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFMT (gestão 2012-2016). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007, 2012, 2015 e 2018). Participou com avaliadora de cursos de graduação do Ministério da Educação. É representante regional (Centro-Oeste) da Sociedade Brasileira de Ensino de Química. Foi membro do Comitê Assessor do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2017-2020). Integra a Cátedra UNESCO Ética e Sociedade na Educação Superior, desde 2017

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Góias (UFG)

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia (Edição 2020), coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Pesquisadora colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ) desde a criação da rede em 2014. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Editora da seção de Educação da Revista Química Nova. Responsável pela seção "Relatos de Sala de Aula" da Revista Química Nova na Escola. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química/Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de Química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de Química e mídias no ensino de Química.

Graziele Borges de Oliveira Pena, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunto II (desde 2010) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Campus Universitário do Araguaia (CUA) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) - Curso de Química Licenciatura. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/Cuiabá – PPGE. Doutora em Química (2018) pelo Departamento de Química de Pós-Graduação da UFG na área de concentração de Ensino de Química. Mestre em Química (2010) pelo Departamento de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na área de concentração de Ensino em Química com ênfase na Formação Docente. Possui Graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado (2004) pela UFU. Pesquisadora na área de Ensino de Química. Subáreas: Formação Docente, Início da Carreira Docente, Programas de Inserção à docência, História e Epistemologia da Ciência, Epistemologia do Conhecimento profissional Docente em Química, Desenvolvimento do PCKC, Profissionalização da carreira docente, Teoria de Aprendizagem e Currículo. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa GPEQA e membro do Grupo de Pesquisa NECSus: Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades. Atuou como coordenadora de projetos de extensão PAPIC (Programa de Acompanhamento de Professores em Início de carreira) e PAPIC/Química (Programa de Acompanhamento de Professores de Química em início de carreira), orientadora de alunos de extensão (editais PBEXT e EXT), Mulheres Cientistas, coordenadora de projetos de pesquisa, orientadora de alunos de pesquisa (PIBIC), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do Curso de Licenciatura em Química da UFMT/CUA, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química do Araguaia – LaPEQuiA. Atuou como professora de Química da Educação Básica e Ensino Técnico (2005-2008). Atuou na indústria (2004-2005)

Referências

Editorial do dossiê intitulado Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendimento sobre formar e ser professor

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

MELLO, Irene Cristina de; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; PENA, Graziele Borges de Oliveira. Apresentação – Dossiê “Formação docente em química: foco e intersecções para ampliar o entendimento sobre formar e ser professor". Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. x-xvii, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2px-xvii. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13155. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.