FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E CENÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p130Palavras-chave:
Docência universitária, Alteridade, Experiências formativas.Resumo
Este texto é parte de uma pesquisa mais ampla realizada com treze professores com formação em bacharelado que atuam como docentes no Ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em especial, em cursos de bacharelado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Elegemos as orientações metodológicas da Entrevista Compreensiva por considerá-la capaz de possibilitar a compreensão da multiplicidade dos sentidos que os bacharéis atribuem à profissão docente, assim como às relações entre a sua formação como Bacharel e o exercício da docência universitária. A relação do professor com as diversas coletividades e, simultaneamente, com as individualidades, estabelece os sentidos por ele atribuídos que perpassam tanto pelo eixo do pertencimento quanto da alteridade numa configuração social. As análises decorrentes da pesquisa, embora de certa forma panorâmicas, e de estudos empreendidos sobre a docência no ensino superior, determina os eixos organizativos deste texto. No primeiro momento apresentamos a discussão sobre as experiências formativas e os processos institucionalizados considerando-os como parte do processo de profissionalização docente. Em seguida, discutimos sobre ser docente universitário analisando sentidos do ser docente no ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).