Teia da relação existencial de uma professora camponesa
formação continuada sob o olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p168-184Palavras-chave:
Professora camponesa, Ecoformação., Transdisciplinaridade, Teia existencialResumo
Esse artigo visa investigar a relação entre os conhecimentos práticos e teóricos, experiências de vida, existencial e simbólica que influenciam o atuar pedagógico de uma professora camponesa. Foi participante da pesquisa uma professora de uma escola do campo. No que se refere ao aspecto metodológico, tomamos como base a perspectiva teórica epistemológica ecossistêmica que dispõe de uma ontologia e de uma epistemologia complexa e, uma metodologia transdisciplinar. Assim, como resultado, o olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade possibilitou que a professora Semente Crioula se percebesse como camponesa, ao refletir sobre sua história de vida diante de momentos que foi estimulada a relembrar suas vivências camponesas, seus medos e aflições que influenciavam no seu atuar pedagógico.
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