Teia da relação existencial de uma professora camponesa

formação continuada sob o olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade

Autores

  • Tamires de Campos Leite Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Dolores Fortes Alves Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p168-184

Palavras-chave:

Professora camponesa, Ecoformação., Transdisciplinaridade, Teia existencial

Resumo

Esse artigo visa investigar a relação entre os conhecimentos práticos e teóricos, experiências de vida, existencial e simbólica que influenciam o atuar pedagógico de uma professora camponesa. Foi participante da pesquisa uma professora de uma escola do campo. No que se refere ao aspecto metodológico, tomamos como base a perspectiva teórica epistemológica ecossistêmica que dispõe de uma ontologia e de uma epistemologia complexa e, uma metodologia transdisciplinar. Assim, como resultado, o olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade possibilitou que a professora Semente Crioula se percebesse como camponesa, ao refletir sobre sua história de vida diante de momentos que foi estimulada a relembrar suas vivências camponesas, seus medos e aflições que influenciavam no seu atuar pedagógico.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

LEITE, Tamires de Campos; ALVES, Maria Dolores Fortes. Teia da relação existencial de uma professora camponesa: formação continuada sob o olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 168–184, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p168-184. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14324. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

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