Conceito de práticas pedagógicas transformadoras

perspectivas de discentes e docentes do ensino técnico

Autores

  • Maria Adélia da Costa Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-9270-5184
  • Lícia Flávia Santos Guerra Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
  • Filipa Seabra Universidade Aberta Portugal UAPT

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023

Palavras-chave:

Prática pedagógica transformadora, Pensamento crítico, Educação emancipatória, Educação profissional e tecnológica

Resumo

Apresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas num curso técnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomo e criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujos resultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticos diversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento do papel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.

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Biografia do Autor

Lícia Flávia Santos Guerra, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Lícia Flávia Santos Guerra é mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Professora no Ensino Básico Técnico e Tecnológico com Dedicação Exclusiva no Instituto Federal de Minas Gerais desde 2015. Ao longo de sua carreira profissional lecionou a disciplina de História. Na área da extensão trabalhou no Projeto Juventude, Gênero e Relações étnico-raciais (2016-2017), Projeto Direito na Escola (2017-2018), Semana da Diversidade (2017-2019), Semana Étnico Racial (2015-2019). Seu interesse de pesquisa consiste em práticas pedagógicas transformadoras e formação de professores.

Filipa Seabra, Universidade Aberta Portugal UAPT

    • Doutorada em Ciências da Educação, na área de conhecimento em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho

 

    • Mestre em Ciências da Educação/Orientação Educativa/ Educação sexual pela Universidade Católica Portuguesa

 

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho Investigadora da  UID 4372/FCT   Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta

 

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1690-9502   Ciência Vitae: 991A-6004-246D   Scopus author profile: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57210809988   Publons profile: https://publons.com/researcher/3771709/filipa-seabra/   Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Filipa-Isabel-Barreto-De-Seabra-Borges



Funções:

    • Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica
Membro efetivo do Conselho Científico
Deputy Director da European Journal of Curriculum Studies
Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutoramento
Docente de cursos de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do DEED

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

DA COSTA, Maria Adélia; SANTOS GUERRA, Lícia Flávia; SEABRA, Filipa. Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspectivas de discentes e docentes do ensino técnico. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15023, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15023. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15023. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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