DUA e tecnologias assistivas como estratégias pedagógicas inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15868

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem, Tecnologia Assistiva, Formação docente, Inclusão

Resumo

A inclusão educacional é um direito orientado e normatizado em diversos documentos nacionais e internacionais. Partindo dessa premissa, este trabalho teve por objetivo analisar os conhecimentos dos professores participantes da pesquisa sobre os conceitos do Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva, em dois momentos, um anterior a formação e outro posterior. Utilizamos uma metodologia de abordagem quanti-qualitativa, do tipo exploratória. Os resultados mostraram que os participantes não conheciam os conceitos e que, após conhecê-los terão melhores possibilidades de desenvolver práticas pedagógicas inclusivas.

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Biografia do Autor

Elaine Alves Leite, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)? Doutorado Acadêmico. Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF - 2022); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Especialista em Gestão e Implantação da Educação a Distância pela UFF (2017); Especialista em Letras: Português e Literatura (2014); Possui licenciatura e bacharelado em Letras: Português/ Francês/ Literaturas pela UERJ (2010) e licenciatura em Letras/ Inglês pela Universidade Estácio de Sá; Organizadora e coordenadora geral do I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão; Professora de Língua Portuguesa no Município de Itaguaí/RJ (2012-2022); Mediadora presencial do Consórcio CEDERJ/CECIERJ, curso de Pedagogia/ UERJ, mediando as disciplinas de: Língua Portuguesa Instrumental, Língua Portuguesa na Educação 1, Língua Portuguesa na Educação 2 e Literatura na Formação do Leitor (2011- 2023); Diretora Adjunta da Escola Municipal Professora Maria Guilhermina Alves Portilho, da Rede Municipal do Rio de Janeiro (2018-2021); Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ginásio Medalhista Olímpico Thiago Braz da Silva, da Rede Municipal do Rio de Janeiro (2017- 2018); Diretora adjunta da Creche Municipal Vovô Benta, da Rede Municipal do Rio de Janeiro (2016).

Ruth Maria Mariani Braz, Professora convidada da Universidade Federal Fluminense

Pós-doc no programa de pós- graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense; Reconhecido o nível pela Universidade do Minho do doutoramento em ciências da Educação e realizei o doutoramento sanduiche na Universidade do Porto. Especialista ?Lato Sensu? em Educação Física Especial (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spread The Sign no Brasil e coordeno o núcleo de Inclusão Galileu Galilei e participo do grupo de pesquisa TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação Sou orientadora de alunos do curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Desenvolvo pesquisas ligada aos temas: Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Tecnologia Assistiva, géneros; confeção de materiais didáticos adaptado, didática com o intuito de auxiliar os alunos com deficiências nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, tecnologia e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, Interdisciplinaridade, sensibilização, adaptação e confecção de materiais didáticos e brincar. https://orcid.org/0000-0003-2224-9643 https://www.researchgate.net/profile/Ruth-Mariani-Braz

Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto, Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Fez parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade e Inclusão, Educação a Distância, Informática na Educação e engenharia de software aplicada a educação.

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

LEITE, Elaine Alves; BRAZ, Ruth Maria Mariani; PINTO, Sérgio Coelho Crespo da Silva. DUA e tecnologias assistivas como estratégias pedagógicas inclusivas. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15868, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15868. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15868. Acesso em: 12 ago. 2024.

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