A importância da educação financeira na formação cidadã dos estudantes da Educação Básica

Autores

  • Anderson Lima de Araújo Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec)
  • Raquel Alves Sobrinho Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15968

Palavras-chave:

Educação Básica, Matemática Financeira, Docentes

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como os professores da educação básica têm trabalhado a educação financeira no âmbito da sala de aula, desenvolvendo conhecimentos e informações sobre finanças pessoais na perspectiva da educação para a cidadania. Para isso, recorreu-se a pesquisa de campo de abordagem qualitativa, por meio de questionário com professores da educação básica de 4 escolas da rede privada do município de Camaçari, estado da Bahia. O estudo revelou que a dificuldade em tratar o tema em função da gama de conteúdos curriculares faz com que a temática não seja discutida em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil. Brasília: MEC, 2017.

CORTELLA, Mario Sérgio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

CORDIOLLI, Marcos Antonio. Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2011.

KIYOSAKI, R. T.; LECHTER, S. L. Pai rico pai pobre. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

PIAGET, J. A Construção do Real na Criança. (Cabral, A. Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

Downloads

Publicado

2024-01-22

Como Citar

ARAÚJO, Anderson Lima de; ALVES SOBRINHO, Raquel. A importância da educação financeira na formação cidadã dos estudantes da Educação Básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15968, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15968. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15968. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

Artigos Semelhantes

<< < 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.