A Educação Física na Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica
primeiras aproximações, a partir dos aportes de “Escola e Democracia”
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17564Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-crítica, Educação Física, Educação Infantil, Escola e DemocraciaResumo
O artigo tem como finalidade apresentar contribuições para firmar a práxis educativa da Educação Física na Educação Infantil, a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica, da Filosofia da Práxis e do Materialismo Histórico e Dialético. Tomando como referência a vasta e rica experiência dos dois autores no trabalho com a área na Educação Infantil, este artigo busca respostas para a seguinte questão norteadora: é possível construir uma proposta de Educação Física para a Educação Infantil desde os fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica? Valendo-se do método dialético, da pesquisa bibliográfica e da interpretação marxista da história, o estudo apresenta como válida essa possibilidade. A partir dos aportes de uma obra seminal como é Escola e Democracia, a proposta de práxis educativa constrói seus fundamentos de maneira diferenciada de outras formulações pedagógicas da Educação Física escolar que, mesmo se autodefinindo críticas, constroem seu campo do conhecimento e objeto de estudo desde fora das formulações teóricas e metodológicas histórico-críticas. Delineando, desta forma uma teoria crítica para a Educação Física Infantil, formulada do ponto de vista dos interesses da classe trabalhadora.
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