A Educação Física na Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica

primeiras aproximações, a partir dos aportes de “Escola e Democracia”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17564

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-crítica, Educação Física, Educação Infantil, Escola e Democracia

Resumo

O artigo tem como finalidade apresentar contribuições para firmar a práxis educativa da Educação Física na Educação Infantil, a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica, da Filosofia da Práxis e do Materialismo Histórico e Dialético. Tomando como referência a vasta e rica experiência dos dois autores no trabalho com a área na Educação Infantil, este artigo busca respostas para a seguinte questão norteadora: é possível construir uma proposta de Educação Física para a Educação Infantil desde os fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica? Valendo-se do método dialético, da pesquisa bibliográfica e da interpretação marxista da história, o estudo apresenta como válida essa possibilidade. A partir dos aportes de uma obra seminal como é Escola e Democracia, a proposta de práxis educativa constrói seus fundamentos de maneira diferenciada de outras formulações pedagógicas da Educação Física escolar que, mesmo se autodefinindo críticas, constroem seu campo do conhecimento e objeto de estudo desde fora das formulações teóricas e metodológicas histórico-críticas. Delineando, desta forma uma teoria crítica para a Educação Física Infantil, formulada do ponto de vista dos interesses da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Fernando Hermida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Uruguaio naturalizado brasileiro. Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba e membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB) e do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB). Possui Mestrado em Educação Motora (1995) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2002). Pós-doutorado no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca, Espanha (2009-2010). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho” – Membro do HISTEDBR Nacional (EPPMT/HISTEDBR), cadastrado no CNPq. Foi Pesquisador Visitante no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidad de Salamanca, Espanha, nos anos 1999, 2000 e 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar Democrática, e História da Educação.

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação (2018), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio de Pós-Doutorado em Educação (2019) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Mestre em Educação (2014) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Licenciatura em Educação Física (2011) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Licenciatura em Educação Física da UNESC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP/CNPq). Atuou como: Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2023) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica (2021-2022) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Professor Substituto (2015-2017) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado ao Departamento Teoria e Prática de Ensino, no município de Curitiba (PR); Professor de Educação Física (2014) na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina no município de Tubarão (SC); Professor nos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física (2018-2019) na Escola Superior de Criciúma (ESUCRI). Desenvolve pesquisa na área de Educação e de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho Educativo e Sociedade, Prática Pedagógica e Formação de Professores, Educação Escolar e Concepções Pedagógicas, Prática Pedagógica em Educação Física Escolar, Formação de Professores de Educação Física.

Referências

AMARAL, S. C. F. Temas, ressonâncias e dissonâncias da pós-graduação na formação de docentes/pesquisadores de/para Educação Física da região Sudeste no Nordeste brasileiro. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S.; TAFFAREL, C. Produção do conhecimento na Educação Física no Nordeste Brasileiro. O impacto dos sistemas de pós-graduação na formação dos pesquisadores da região. Campinas: Librum Editora, 2017.

AZEVEDO, A. C. B. de. Fundamentos da teoria curricular para a (re)formulação de projetos pedagógicos em Educação Física. Cuiabá: Editora da UFMS, 2016.

BARBOSA, I. G.; MARTINS SILVEIRA, T. A. T.; SOARES, M. A. A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Retratos da Escola, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 77–90, 2019. DOI: 10.22420/rde.v13i25.979. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/979. Acesso em: 29 mar. 2024.

BERNARDO SILVA, M. O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 213 p. 2018a.

BERNARDO SILVA, M. O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1170-1189, out./dez. 2018b. DOI: 10.721ϯ/1981-416X.18.059.DS09 Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24382/23192 Acesso em: 09 abr. 2024.

BERNARDO SILVA, M. O desenvolvimento da corporalidade na esfera da educação física escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.1, p. 885-900, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.1.15918. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15918. Acesso em: 9 abr. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S.; TAFFAREL, C. Produção do conhecimento na Educação Física no Nordeste Brasileiro. O impacto dos sistemas de pós-graduação na formação dos pesquisadores da região. Campinas: Librum Editora, 2017.

CONDE, S. F.& HERMIDA, J. F. Pedagogia Histórico-Crítica e Posicionamento Ativista Transformador na Educação Infantil. HOLOS, [S. l.], v. 8, p. 1–18, 2021. DOI: 10.15628/holos.2021.13210. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210. Acesso em: 29 mar. 2024.

DUARTE. N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3ª ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Volume 2. Os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Volume 1. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

HERMIDA, J. F. A Educação Física na Educação Infantil, na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica. Projeto PIBID. João Pessoa: UFPB, 2022.

HERMIDA, J. F. Criança e infância na obra de Philippe Ariès e nos clássicos da História Social da Classe Operária: em busca das crianças invisíveis – as crianças proletárias. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 17–38, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i2.70888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/70888. Acesso em: 29 mar. 2024.

HERMIDA, J. F. Educação Física: conhecimento e saber escolar. 2ª ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010.

HERMIDA, J. F. História social da criança proletária: as infâncias roubadas nos processos de reprodução do capital nos séculos XVIII e XIX. Tese (Professor Titular) – Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 298 p. 2020.

HUNGARO, E. M. A educação física e a tentativa de “deixar de mentir”: o projeto de “intenção de ruptura”. In: MEDINA, J. P. M. A educação física cuida do corpo… e “mente”. 26a ed. 2a reimpr. Campinas: Papirus, 2014. p. 135-159.

LAMAR, A; DALCASTAGNÉ, G.; NUNES, C da C. A epistemologia da produção científica em Educação Física: algumas abordagens e tensões. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S.; TAFFAREL, C. Produção do conhecimento na Educação Física no Nordeste Brasileiro. O impacto dos sistemas de pós-graduação na formação dos pesquisadores da região. Campinas: Librum Editora, 2017.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da educação física: as inter-relações necessárias. Maceió: EDUFAL, 2007.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 43o. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 3a ed. Campinas: Autores Associados, 2021a.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12a ed. Campinas: Autores Associados, 2021b.

SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021c. p. 137-163.

SILVA, H. L. F. Trabalho, corporalidade e formação humana. Jundiaí: Paco Editorial, 2020.

SOARES, C. L. Educação física: raízes europeias e Brasil. 4a ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

TAFFAREL, C; SANTOS JUNIOR, C. de L. Teorias do conhecimento e pedagógicas: críticas às concepções de trabalho formativo, projetos, programas e política de formação de professores nos cursis de Educação Física no Nordeste do Brasi. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA, S.; TAFFAREL, C. Produção do conhecimento na Educação Física no Nordeste Brasileiro. O impacto dos sistemas de pós-graduação na formação dos pesquisadores da região. Campinas: Librum Editora, 2017.

VAZ, A. F. “Apresentação”. In: BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Edição Comemorativa. Ijuí: Unijuí, 2023. p. 09-22.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. Organização e tradução de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1ª. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

HERMIDA, Jorge Fernando; SILVA, Matheus Bernardo. A Educação Física na Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações, a partir dos aportes de “Escola e Democracia”. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17564, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17564. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17564. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.