A alfabetização de crianças da escola para vida
a avaliação SAESE e SAEB sobre a iniciação da leitura e da escrita no estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17954Palavras-chave:
Avaliações educacionais SAESE, SAEB e Censo Escolar, Discriminação e preconceitos regionais, Alfabetização no estado de SergipeResumo
Neste estudo, pretende-se analisar e estabelecer conexões entre o SAESE, SAEB e Censo Escolar, a fim de realizar um estudo qualitativo dos seus indicadores entre o período de 2021 a 2024. Para tal, reflete-se sobre as questões históricas que alicerçam a discriminação e o preconceito por entender que os impactos decorrentes da cultura estão representados nos resultados das avaliações locais e nacionais dos diferentes estados da federação. Nesse sentido, parte-se do entendimento que a escolarização das crianças em anos iniciais deve levar em consideração aos contextos sociais, históricos e políticos, de modo que as políticas educacionais de um currículo comum não reforcem as desigualdades, ao contrário, fortaleçam o princípio democrático da equidade regional e nacional.
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