Contextos investigativos e elementos naturais

vivências e experiências na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18266

Palavras-chave:

Vivências e experiências, Elementos naturais, Relação criança e natureza

Resumo

Este estudo investiga as vivências e experiências que conectam relações epistemológicas, científicas e tecnológicas à cultura infantil, ao ambiente e à sociedade. O foco está nas interações das crianças com elementos naturais em diversos contextos, incentivando a criatividade e a imaginação. Com isso, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Quais ações e expressões relacionadas à cultura infantil emergem quando a criança da Educação Infantil formula e explora suas hipóteses sobre si mesma, os outros e o mundo, ao brincar e interagir com os elementos da natureza em contextos favoráveis à investigação? Para fundamentar a pesquisa, são considerados os pressupostos teóricos de Gandhy Piorski e Gaston Bachelard sobre a relação entre criança e natureza, bem como de John Dewey, Walter Benjamin e Jorge Larrosa sobre as experiências infantis. Também são integradas as proposições de Bruno Latour, Lea Tiriba e Adriana Friedmann, que discutem a tríade “eu – nós – mundo” e a interação entre seres humanos e não humanos. A metodologia adota uma abordagem qualitativa com inspiração etnográfica, envolvendo a pesquisadora e crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, em Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), em São José dos Pinhais, em 2023. Os procedimentos de constituição e análise de dados seguem delineamentos etnográficos, utilizando um processo documental que inclui diário de bordo, fotografias, mini-histórias, produções das crianças e planejamento. O estudo foca na prática docente, nas crianças e nas experiências com elementos naturais, promovendo um diálogo com os pressupostos teóricos que elucidam a práxis de uma compreensão sustentável e planetária. A pesquisa mostrou que as interações das crianças com elementos naturais estimulam criatividade, imaginação e investigações, conectando-as ao meio cultural, social e científico.

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Biografia do Autor

Débora Ferreira Martins, Secretaria de Educação – Prefeitura de São José dos Pinhais

Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC, 2010), com especialização em Psicopedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2012) e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR (2022). Atualmente, é professora na Educação Básica, atuando na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Noemi Sutil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) (2006) e Doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2011). Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuação na área de Educação, com ênfase em Formação de professores de Ciências/Física e Educação CTSA.

Lilian de Souza Vismara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Matemática (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2003), Mestra em Engenharia Elétrica (Controle e Automação na Agricultura) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP, 2006), Doutora em Agronomia (Produção Vegetal/Proteção de Plantas) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, PPGAG, 2019), Especialista em Ciência de Dados (UTFPR, 2022) e Técnica em Informática Industrial pela Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP-Uned Cubatão, 1996). Atualmente é Professora Adjunta da UTFPR no Campus Dois Vizinhos (DV) na cadeira de Probabilidade e Estatística Aplicadas e de disciplinas de Metodologia de Ensino Inovador e Transdisciplinar da UTFPR (MEI-U) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) na UTFPR, Campus Curitiba, nas áreas de concentração de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Ensino de Ciências e Relações CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e Ensino, Aprendizagem e Mediações (Mediações por Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática). 

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

MARTINS, Débora Ferreira; SUTIL, Noemi; VISMARA, Lilian de Souza. Contextos investigativos e elementos naturais: vivências e experiências na Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18266, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18266. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18266. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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