A percepção ambiental de crianças sobre o descarte de resíduos sólidos urbanos

uma abordagem com um livro digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18272

Palavras-chave:

Educação ambiental, Recursos tecnológicos, Conscientização infantil, Regionalidade, Livro

Resumo

Este estudo buscou compreender as percepções de crianças da Educação Infantil sobre a Educação Ambiental (EA) e o descarte de resíduos sólidos urbanos, utilizando um livro digital como recurso metodológico. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, baseou-se na metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) para a interpretação dos dados. A intervenção ocorreu em uma escola pública de Educação Infantil com crianças de 4 a 6 anos, utilizando um livro digital contextualizado com elementos regionais de Belém do Pará. Os resultados revelaram que as crianças identificam problemas ambientais concretos, como alagamentos e descarte inadequado de resíduos, e demonstram sensibilização inicial para práticas sustentáveis. A participação familiar, evidenciada nas falas e desenhos das crianças, sugere um potencial para disseminação de atitudes responsáveis no contexto comunitário. Conclui-se que materiais pedagógicos regionais, aliados a tecnologias digitais, representam uma estratégia eficaz para a promoção da Educação Ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica desde a infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Denise A.; SIMEÃO, Eclair M. S.; RAMOS, Marcos L. Educação Ambiental na educação infantil: como e porque sua abordagem com crianças nessa faixa escolar. Colloquium Humanarum, v. 13, n. Especial, jul./dez, p. 262-267, 2016.

ARDOIN, Nicole M.; BOWERS, Alison W. Early childhood environmental education: A systematic review of the research literature. Educational Research Review, v. 10, p. 53-67, 2020.

BEHREND, Danielle M.; COUSIN, Cláudia S. C.; GALIAZZI, Maria C. Base Nacional Comum Curricular: o que se mostra de referência à educação ambiental? Ambiente & Educação, v. 23, n. 2, p. 74-89, 2018.

BISSACO, Cristiane M.; SILVA, Deise M.; REIS, Danielle A. Educação Infantil, Educação Ambiental e construção de valores: uma proposta de formação docente. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 33, n.1, p. 233-255, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação. Brasília: CNE/CEB, 2009.

BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União,1999.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília: 1996.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil: introdução. Brasília: MEC, 1998. v. 1.

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Brasília: MEC, 2012.

DAMIANI, Magda F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, 2013.

GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GUIMARÃES, Mauro. Formação de educadores ambientais. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

ICHIBA, Rafaela B.; BONZANINI, Taitiany K. Aprendendo vermicompostagem: o uso de jogos digitais na educação infantil. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22031, 2022.

LEITE, Bruno S. Elaboração do jogo memoráveis nobéis da química para o ensino de química utilizando o MIT App Inventor. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 1-10, 2020.

MIGUEL, Carolina C. Tecnologia na educação infantil: letramento digital e computação desplugada. Cadernos Cedes, Campinas, v. 43, n. 120, p. 60-72, 2023.

MINAYO, Maria Cecília S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. rev. e aprim. São. Paulo: Hucitec, 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. revis. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MORAIS, Vanessa D. L.; SANDMANN, André. Educação ambiental no contexto escolar: um enfoque interdisciplinar. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, Paraná, v. 8, n. 22, p. 1-14, 2017.

MORALES, Angelica G. Formação do profissional educador ambiental: reflexões, possibilidades e constatações. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2009.

NASCIMENTO, Fernanda C. Os personagens midiáticos nas brincadeiras de faz de conta. 2021. 221 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

NECOCHEA, Débora. O livro digital interativo e a subjetividade infantil. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 285-298, 2023.

OLIVEIRA, Z. R. O Trabalho do professor na educação infantil. 1. ed. São Paulo: Biruta, 2012.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. De On the Horizon (NCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.

RODRIGUES, Daniela G.; SAHEB, Daniele. A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental. Revista Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 4, p. 893-909, 2019.

SAHEB, Daniele. Os saberes socioambientais e a formação do educador ambiental sob o foco da complexidade. 2013. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

SANTINELO, Paulo C. C.; ROYER, Marcia R.; ZANATTA, Shalimar C. A Educação Ambiental no contexto preliminar da Base Nacional Comum Curricular. Pedagogia em Foco, Iturama (MG), v. 11, n. 6, p. 104-115, 2016.

SANTOS, Carla F.; SILVA, Alexandre J. A importância da Educação Ambiental no ensino Infantil com a utilização de recursos tecnológicos. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 5, n. 2, p. 4-19, 2017.

SANTOS, Paulo R.; CACHICI, Ricardo C. Educação ambiental na educação infantil: particularidades e práticas. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT), Presidente Epitácio, SP, v. 3, n. 2, p. 32-50, 2022.

SCHÜNEMANN, Daniela R.; ROSA, Marcelo B. Conscientização ambiental na educação infantil. Revista Monografias Ambientais, v. 1, n. 1, p. 122-132, 2010.

Silva, M. M. P., & Leite, V. D. (2008). Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), 20, 372-392.

SILVA, Valquiria C. M.; RAGGI, Désirée G. Educação ambiental com atividades lúdicas no ensino infantil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 25, p. e633, 2019.

SOUZA, Marcio H. F. Análise sobre a importância de trabalhar a Educação Ambiental nas escolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 3, p. 169-184, 2022.

SPRESTESOJO, Laudiceia A. C. D.; MAZARI, Elenilson J.; GIROTTI, Vivian B. S. Práticas sobre consciência ambiental a partir da implantação de horta na educação infantil. Trilhas Pedagógicas, v. 7, n. 7, p. 329-350, 2017.

TEIXEIRA, Deglaucy Jorge; GONÇALVES, Berenice Santos. A hipermídia como expressão do conteúdo dramático em narrativa digital interativa: uma análise em livro digital interativo infantil. Revista Brasileira de Design da Informação, v. 12, n. 1, pp. 1-15, 2015.

VERDEIRO, Leonardo A. P. O desenvolvimento da educação ambiental na educação infantil: importância e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 16, n. 1, p. 130-147, 2021.

YOKOTA, Junko; TEALE, William. Picturebooks and the digital world: educators making informed choices. The Reading Teacher, v. 67, n. 8, pp. 577-585, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

MOREIRA, Yasmin Ribeiro; COSTA, Edith Gonçalves; RODRIGUES-MOURA, Sebastião. A percepção ambiental de crianças sobre o descarte de resíduos sólidos urbanos: uma abordagem com um livro digital. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18272, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18272. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18272. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.