Formação de professores no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins

contribuições e potenciais anunciados nas pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18412

Palavras-chave:

Formação de professores, Mestrado em Educação, Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este trabalho apresenta delineamentos de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Desse modo, partimos da necessidade de repensar a formação de professores a partir de pesquisas que apresentam contribuições a um novo pensar epistemológico e metodológico sobre a docência. Como questionamento, elegemos: que contribuições e potenciais são anunciados nas pesquisas sobre formação de professores desenvolvidas por meio do Programa de Mestrado em Educação da UFT? O objetivo consiste em identificar contribuições e potenciais das pesquisas sobre formação de professores desenvolvidas por meio do Programa de Mestrado em Educação da UFT. Com recorte temporal de 2014 a 2022, foram encontradas 14 (quatorze) dissertações que investigaram a formação de professores. O percurso metodológico foi construído através da pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, fundamentado na abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de visitas ao Repositório Institucional da UFT e ao site do Programa. A análise dos dados foi conduzida por meio de fichas de leitura e quadros em formato Word. Entre os resultados, observamos que as pesquisas apresentam contribuições e potenciais ao revelar a busca por mudanças na formação de professores, muitas fundamentadas em perspectivas que se distanciam da formação tradicional, como também, no que diz respeito ao lócus de investigação, realizadas nos cursos de formação da UFT e em escolas da rede municipal e estadual do Estado do Tocantins, impulsionando a articulação entre Ensino Superior e Educação Básica.

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Biografia do Autor

Luciane Sena da Cunha Souza, Universidade Federal do Tocantins

Mestre pela Universidade Federal do Tocantins. É membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas-RIEC/TO. Pedagoga no Instituto Federal da Bahia, Campus Barreiras. 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora e Doutora em Educação. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas (UFT). Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC/TO).

Kenia Paulino de Queiroz, Universidade Estadual do Tocantins

 Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Educação na Amazônia (UFT). Diretora do Câmpus Paraíso da Unitins. 

 

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

SOUZA, Luciane Sena da Cunha; PINHO, Maria José de; QUEIROZ, Kenia Paulino de. Formação de professores no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins: contribuições e potenciais anunciados nas pesquisas. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18412, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18412. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18412. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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