Memórias do diálogo de Paulo Freire com o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima/Guarulhos-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18549

Palavras-chave:

Movimento popular, Comunidades Eclesiais de Base, Educação popular, Paulo Freire, Conscientização

Resumo

Refere-se à transcrição de um diálogo realizado com o filósofo e educador Paulo Freire em 9 de novembro de 1980, em São Paulo-SP. As conversas, gravadas em fitas cassete e posteriormente transcritas pelo professor Hélio Reis, que integrou o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima, do município de Guarulhos-SP, configuram um documento histórico. O relato de Reis organiza suas reflexões em três eixos principais: a descrição do encontro com o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima, assessorado por Paulo Freire; os aspectos do contexto sociopolítico do Brasil em 1980; e os desafios enfrentados no trabalho de educação popular debatidos durante a reunião.

Downloads

Biografia do Autor

Hélio de Sousa Reis, Mova-Guarulhos

Formado em Letras pela PUC- Campinas. Professor de Língua Portuguesa e educador popular. Fez parte da Equipe Pedagógica que coordenou o MOVA - Guarulhos, de 2002 a 2012. 

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, com pós-doutorado pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e pela Universidade Sorbonne Paris Nord (2016-2017). Integrou a equipe do MOVA-SP entre 1991-1992. Professora no CEDU e no PPGE da UFAL. Coordena o grupo de pesquisa “Juventudes Culturas e Formação” (GPEJUV-UFAL). Bolsista Produtividade CNPq. Integra a Rede Internacional de Relação com o Saber (RIRSA) e o « Pôle Initiatives en recherche et en formation biographique/(GIS) Le Sujet dans la Cité e o Laboratoire EXPERICE – Université Sorbonne Paris Nord. Pesquisadora interessada nos estudos das juventudes e educação (especialmente no Ensino Médio e na Universidade), didática, relação com o saber, dispositivos de pesquisa formação com narrativas de si para as pesquisas com as juventudes.

Rodrigo Rabello , Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB. Doutor em Ciência da Informação pela UNESP. Realizou estágios de pós-doutorado em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e na UnB. Integra o Grupo de Pesquisa Fundamentos Teóricos da Informação, também na condição de vice-líder. E-mail: rdgrabello@unb.br

Referências

COSTA, P. C. Hélio Reis e Paulo Freire: teoria e prática em aprendizados mútuos. Poíesis Pedagógica, Catalão-GO, v.12, n.1, p. 219-239, jan./jun. 2014.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17ª edição, 1987.

FREIRE, P. A ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GIROUX, H. A Alfabetização e a teoria do empowerment político. In: FREIRE, P; MACEDO, D. Alfabetização, leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

RABELLO, R. Quando memória material e documentação popular importam: esquadrão da morte na ditatura, testemunho de uma igreja na redemocratização do Brasil e intentonas golpistas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 29, p. 1-47, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/99284. Acesso em: 19 nov. 2024.

REIS, H. S. Experiência do Ginásio Estadual Araguaia - GEA: alfabetização de adultos. Manuscrito de depoimento. In: RODADA DE DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO NO ARAGUAIA: caminho de luta e resistência, 1., Anais... Cuiabá: UFMT, 2013.

REIS, H. S. Educação popular - alfabetização de adultos. Guarulhos: [s.n.], [2024]. Manuscrito de depoimento.

UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos – V CONFITEA. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos/Julho de 1997. In: UNESCO. Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea 1996-2004, Brasília: MEC/UNESCO, p. 41- 49, 2004.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

REIS, Hélio de Sousa; REIS, Rosemeire; RABELLO , Rodrigo. Memórias do diálogo de Paulo Freire com o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima/Guarulhos-SP. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18549, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18549. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18549. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos Semelhantes

<< < 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.