Novo Ensino Médio
levantamento de demandas e implicações para a formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571Palavras-chave:
Educação Básica, Novo Ensino Médio, Formação Continuada de ProfessoresResumo
O presente estudo é um recorte da dissertação intitulada “Proposta de uma Formação Continuada com Planejamento Transdisciplinar nas áreas do conhecimento para o Novo Ensino Médio”, assim objetiva-se apresentar as implicações da configuração do Novo Ensino Médio (NEM) na educação básica e na organização de propostas de formação continuada de professores. A metodologia da pesquisa configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, o qual teve por instrumento de coleta de dados um questionário estruturado misto, com questões abertas e fechadas. Os dados revelaram que a configuração do NEM abrangem as áreas do conhecimento, itinerários formativos, projetos, ampliação de carga horária, entre outros aspectos. Outrossim, a implantação ágil no cenário catarinense e na escola de desenvolvimento da pesquisa ocasionaram reverberações e reflexos no trabalho pedagógico e na ação docente, os participantes evidenciaram a importância de que formações continuadas sejam realizadas, mas que sejam presenciais, priorizem aspectos da realidade, principais modificações do NEM, o lócus de atuação, as áreas de conhecimento e as demandas dos profissionais.
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