Currículo e Arte: perspectivas e (im)possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp473-490Palavras-chave:
Currículo. Arte. Anos iniciais do Ensino Fundamental.Resumo
Reflete junto à arte e ao currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca das suas (im)possibilidades. Para isso, considera a legislação educacional e suas relações com as tendências educacionais e as abordagens teórico-metodológicas, quando destaca o período entre a década de setenta e a instauração da Base Nacional Comum Curricular. A partir de então, problematiza as modificações curriculares, sobretudo do componente curricular arte, e as formas de subjetivação intentadas durante o referido período. Dessa forma, pensa o currículo como linguagem, com natureza discursiva, e a arte como potência do pensar e do viver. Junto ao currículo e à arte, destaca a importância da alteridade para os anos iniciais do Ensino Fundamental, para o espaçotempo escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).