As relações de gênero no processo de formação de professores/as de Educação Física: o caso da EEFD/UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p114-137Palavras-chave:
Educação Física. Relações de gênero. Corpo. Formação de professores.Resumo
Objetivamos problematizar e analisar as relações de gênero no processo de formação de professores/as de Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo e etnográfico, utilizando a técnica de observação com um roteiro semiestruturado como instrumento de coleta de dados que, posteriormente, foi transcrita em diários de bordo para categorização e análise. Identificamos eventos categóricos diretamente influentes ao conjunto em questão, onde a heteronormatividade cravou preceitos de inteligibilidade entre sexo/gênero/corpo, contornando os homens de maiores possibilidades, reconhecimento e vivências, e diminuindo essas mesmas ordenações ao grupo de mulheres, colaborando para uma formação díspar entre professores de Educação Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).