A contribuição da alfabetização/letramento nas subjetividades de sujeitos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp57-78Palavras-chave:
Deficiência intelectual, Alfabetização/letramento, SubjetividadeResumo
A centralidade da língua escrita na constituição intersubjetiva em sociedades grafocêntricas/desiguais e sua não apropriação por sujeitos com deficiência intelectual motivaram a análise das contribuições da alfabetização/letramento na ressignificação de subjetividades. A pesquisa sócio-histórica, com análise microgenética de episódios interativos, constatou a apropriação de estratégias metacognitiva/culturais/socioafetivas que impulsionaram a ressignificação das subjetividades conformistas em subjetividades afirmativas, quando do protagonismo letrado destes sujeitos na prática letrada. Houve a desnaturalização da ideologia da deficiência, importante condição à construção de escolas/sociedades acolhedoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).