Vale University Indigenous Program (VUIP) at UEMS

access and permanence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p194-218

Keywords:

Higher Education, Affirmative action policies, Vale University Indigenous Program, UEMS

Abstract

The research on the Vale University Indigenous Program (VUIP) aimed to analyze the equality of conditions for access and permanence of indigenous students in higher education in the state, from 2009 to 2018. To this end, a literature review, survey and document analysis of the Superintendency of Special Projects (SUPROES), as well as laws, decrees and resolutions that regulate the VUIP and the quota policy for higher education. It was observed that the inequality of conditions is determined by the legislation itself and there is low permanence. Of the 495 beneficiaries of the program, only 16% completed their studies. It was concluded that the program does not offer equal conditions for access to indigenous students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carla Busato Zandavalli, UFMS

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atua desde 1989 em cursos de formação de professores. Foi Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Campo Grande e Pró-Reitora Acadêmica da mesma instituição. É professora Associada da UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, autoavaliação, formação de professores, expansão e permanência no ensino superior, tecnologias aplicadas à educação, educação a distância. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Universitas/Br (UFRGS), Políticas Públicas de Educação (UFMS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Aberta e a Distância (UFMS). Membro da Comissão Própria de Avaliação da UFMS. 

Izete Fonseca Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Especialização em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diferenças no contexto do ensino pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil(2019)
Gestão e Assistência do Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho , Brasil

References

ATHAYDE, F. L. O. Ações afirmativas, cotas e a inserção de acadêmicos indígenas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2010.

BITTAR, M. et al. Política de Cotas para Negros na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – um estudo sobre os fatores da permanência. Série Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 24, p. 143-156, jul./dez. 2007.

BRASIL. Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012, p. 1.

CALDERONI, V. A. M. de O. Professores Indígenas e Educação Superior: Traduções e Negociações na Escola Indígena Ñandejara da Aldeia Te’ýikue. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2016.

CORDEIRO, M.J. de J.A. Três anos de efetiva presença de negros e indígenas cotistas nas salas de aula da UEMS: primeiras análises. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/548.pdf . Acesso em: 6 maio 2019.

CORDEIRO, M.J. de J.A. Negros e indígenas cotistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: desempenho acadêmico do ingresso à conclusão de curso. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CORDEIRO, M.J. de J.A. Ações afirmativas: políticas de acesso e permanência nas instituições de ensino superior. Política & Trabalho, n. 33, p. 97-115, out. 2010

CORDEIRO, M.J de J.A; CRUZ. M.C. da S. Os programas PAE/UEMS e PVUI/UEMS e as contribuições na permanência de acadêmicos negros e indígenas em situação de vulnerabilidade social nos oito cursos de licenciatura da unidade de Dourados da UEMS. In: ENCONTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, 8., 2014. Anais... Dourados: UFGD, 2014.

CORDEIRO, M. J. de J. A; CORDEIRO, A.L. A; MULLER. M.L.R. A permanência de estudantes na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Rev. Fac. Educ.(Univ.do Estado de Mato Grosso), v.25, ano 14, n. 1, p.131-153, jan. /jun.2016.

CORDEIRO, M. J. de J. A.; ZARPELON, S. Indígenas cotistas da UEMS: acesso, permanência e evasão dos primeiros ingressantes em 2004. Educação e Fronteiras on-line, v. 1, n. 1, p. 65-79, 2011.

DATASUS. Departamento de Informática do SUS. 2010.

FRANCA, F. F. de. As políticas de ações afirmativas e as trajetórias de alunos indígenas no centro de estudos superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (2005-2018). 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas Instituição de Ensino) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

FERRI, E. K; BAGNATO, M. H. S. Políticas públicas de Ação Afirmativa para indígenas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: a visão dos implementadores. Pro-posições, v. 29, n. 1, p. 86, jan./abr. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico. Brasília, 2010.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2005.

MOEHLECKE, S. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cad. Pesqui., São Paulo, n.117, nov. 2002.

BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 2013.

MUNANGA, K. Uma Abordagem Conceitual das Noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia. In: SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO-PENESB, 3., 2003. Palestra proferida em 05/11/03.

NUNES, C. D. Subsídios para o desenvolvimento de ações de letramento na política de permanência de indígenas na universidade. 2013.188 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PROVEDELLO, M. Marcos Terena: em busca de reconhecimento. IPEA: desafios do desenvolvimento, ano 2, n.8, mar. 2005.

RIBEIRO, S. N. Ações Afirmativas: a implementação de reserva de vagas no contexto da Universidade Federal de Ouro Preto. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Instituição de Ensino) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS). Cursos de Graduação. Mato Grosso do Sul, 2014. Disponível em: http://www.uems.br/graduacao. Acesso em: 01 abr. 2019.

Published

2021-08-31

How to Cite

ZANDAVALLI, Carla Busato; RODRIGUES, Izete Fonseca. Vale University Indigenous Program (VUIP) at UEMS: access and permanence. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 194–218, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p194-218. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10758. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.