Programa Vale Universidade Indígena (PVUI) na UEMS

acesso e permanência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p194-218

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas de ações afirmativas, Programa Vale Universidade Indígena, UEMS

Resumo

A pesquisa sobre o Programa Vale Universidade Indígena (PVUI) objetivou analisar a igualdade de condições para acesso e permanência dos estudantes indígenas à educação superior no estado, no período de 2009 a 2018.  Para tanto, procedeu-se à revisão de literatura, levantamento e análise de documentos da Superintendência de Projetos Especiais (SUPROES), bem como, leis, decretos e resoluções que regulamentam o PVUI e a política de cotas para a educação superior. Observou-se que a desigualdade de condições é determinada pela própria legislação e há baixa permanência. Dos 495 beneficiados pelo programa, apenas 16% concluíram seus estudos. Conclui-se que o programa não oferece igualdade de condições para acesso aos estudantes indígenas.

 

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Biografia do Autor

Carla Busato Zandavalli, UFMS

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Atua desde 1989 em cursos de formação de professores. Foi Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Campo Grande e Pró-Reitora Acadêmica da mesma instituição. É professora Associada da UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, autoavaliação, formação de professores, expansão e permanência no ensino superior, tecnologias aplicadas à educação, educação a distância. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Universitas/Br (UFRGS), Políticas Públicas de Educação (UFMS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Aberta e a Distância (UFMS). Membro da Comissão Própria de Avaliação da UFMS. 

Izete Fonseca Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Especialização em Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diferenças no contexto do ensino pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil(2019)
Gestão e Assistência do Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho , Brasil

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

ZANDAVALLI, Carla Busato; RODRIGUES, Izete Fonseca. Programa Vale Universidade Indígena (PVUI) na UEMS: acesso e permanência. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 194–218, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p194-218. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10758. Acesso em: 16 set. 2024.

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