Humanize chemistry education?

meanings and formative spaces

Authors

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Bruna Adriane Fary Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alexandre Luiz Polizel Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p150-170

Keywords:

Human Rights Education, Science Education, Teacher’s education, Humanization, Investigate the pratice

Abstract

This manuscript seeks to answer the question: what meanings of humanity emerge from the reflections of Chemistry graduates? To this goal, based on the interactions that emerged in a class in the discipline of Philosophy of Science for Chemistry, we conducted a research that involved making letters. In the light of the discourse analysis, inspired by Michel Foucault, we established four axes of analysis for the letters: 1) “the human as a production of Sciences”, 2) “humanization as a process of sensitization”, 3) “Humanity as something of this world”; 4) “The human being as distinguished by composition”. Through a theoretical framework that involved Isabelle Stengers, Michel Foucault, Bruno Latour, Ailton Krenak, Eduardo Viveiros de Castro, Adela Cortina, among others, we discussed these axes. The reflections also allowed us to reflect on the role of Chemistry Education - especially with regard to the training of educators - in the construction of these meanings.

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Author Biographies

Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre e Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2017). Foi professor da Escola Básica. Trabalhou entre 2014 e 2017 na Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 2017 e 2019 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor da seção Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química da Revista REDEQUIM. Coordenador da Coleção ?Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências?. Nos últimos anos começou a se dedicar ao estudos sobre Jogos Digitais e sua relação com a Educação Científica e Tecnológica.

 

http://lattes.cnpq.br/4443676750886349

Bruna Adriane Fary , Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora (2017 - 2021) e Mestra (2015 - 2017) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL - Londrina). Especialista em Neuroaprendizagem e Educação e Sociedade (2019 - 2020) pela Faculdade São Braz. Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Apucarana (2011 - 2015). Atualmente, leciono a disciplina de Química para o Ensino Médio, no Colégio Positivo - Santa Maria, e atuo como Professora Colaboradora, no campo da Química/Ensino de Química, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Inclino-me a investigar nas linhas: Estudos Culturais das Ciências e das Educações; Filosofia da Diferença; História, Filosofia e Sociologia da Química/Ciência; Química e Gênero; Educações e Mídias; Educação Ambiental e Antropoceno.

 

http://lattes.cnpq.br/5426244428041941

Alexandre Luiz Polizel , Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando (2019-Atual) e Mestre (2017-2019) no Programa de Ensino de Ciência se Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicos pela Universidade Estadual de Maringá (2012-2016); em Filosofia (2017-2018), Pedagogia (2018-2019) e Sociologia (2020-2021) pelo Centro Universitário de Araras. Psicanalista Clínico pelo Faculdade Gaio e Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud de São Paulo. Professor Colaborador na Departamento de Educação (Filosofia e Educação/Psicologia da Educação) da Universidade Estadual de Londrina (2021-Atual). Um amante das narrativas de si, tem-se dedicado a produção de escrituras nas áreas de: Redes digitais e Cibercultura; Currículos e o Pensamento na contemporaneidade; Diversidade, Identidade, Diferença e Desigualdade; Direitos Humanos; Estudos Culturais das Ciências e Educações; Pedagogias-Filosofias-Biologias Culturais e dos corpos e dos eus; Clinica e Crítica da Cultura. Foi Professor no Departamento Acadêmico de Humanidades da UTFPR-CM (2019-2020); na Educação Básica (2018-2020); Faculdade Gaio (pós-graduação) (2020-atual).

 

http://lattes.cnpq.br/4217304775945037

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Published

2021-11-30

How to Cite

OLIVEIRA , Roberto Dalmo Varallo Lima de; FARY , Bruna Adriane; POLIZEL , Alexandre Luiz. Humanize chemistry education? meanings and formative spaces. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 150–170, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p150-170. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13050. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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