The teaching internship in Emergency Remote Teaching (ERT)
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14198Keywords:
Teaching internship, Emergency remote teaching, Postgraduate studies, Pedagogical practiceAbstract
The objective of this study was to report the experiences lived in the postgraduate course in the teaching internship in higher education at the Emergency Remote Teaching (ERT) and their contributions to teacher training. This was a qualitative study, supported by participant observation and Discursive Textual Analysis (DTA). We list three categories of analysis: Adoption of Information and Communication Technologies (ICTs); Educational Practice and Strategies in the ERT and, the teaching internship in the ERT. We conclude that the use of ICTs needed to be resized in attention to the students’ difficulties; that the educational practice and teaching strategies employed were fundamental for the qualification of the ERT. Finally, the teaching internship allowed a resignified look at teacher training and practice.
Downloads
References
ARROYO, Miguel González. Os coletivos empobrecidos repolitizam os currículos. In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre,RS: Penso, 2013. p. 108-125.
ASSÍNCRONO. In. Michaelis, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 06/12/2020.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação pedagógica on-line: caminhos para a qualificação da docência universitária. Em aberto, v. 23, n.o 84, p. 47 – 66, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/viewFile/2976/2423. Acesso em: 01 out. 2022.
BRASIL, Lei n.o 5.540 de 28 de novembro de 1968, fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. DOU, Seção 1 - 29/11/1968, Página 10369. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201 publicacaooriginalpl.html#:~:text=Fixa%20normas%20de%20organiza%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 01 out. 2022.
BRASIL. Portaria n.º 325 / ANVISA, de 27 de março de 2020, estabelece medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, no âmbito da ANVISA. DOE, ed.126, seção 1, p. 6, 30 jun. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-325-de-30-de-junho-de-2020-264914044. Acesso em: 11 nov. 2021.
BRASIL, Portaria n.o 544/MEC, de 16 de junho de 2020, Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. DOU, ed. 114, seção 1, p. 62. 16 jun. 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-544-2020-06-16.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
CHAMLIAN, Helena Coharik. Docência na Universidade: Professores inovadores na USP. Cadernos de Pesquisa, n.o 118, p. 41 – 64, 2003.
CORTE, Anelise C. dalla; LEMKE, Cibele K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Educere, Brasília, v. 31, n.o 3, p.31002-31010, 29 out. 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/48677602-O-estagio-supervisionado-e-sua-importancia-para-a-formacao-docente-frente-aos-novos-desafios-de-ensinar.html. Acesso em: 25 set. 2022.
BIANCHINI, Leise Cristina; ERRAM, Claudiane Aparecida; PINHEIRO, Elaine Vieira. Aprender e Ensinar: o estágio de docência na graduação. In Anais do XVIII ENDIPE, 2016. Disponível em: https://www.andipe.com.br/_files/ugd/fd8b07_fcccb6104f454310b023bff34514317f.pdf. Acesso em: 01 out. 2022.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n.o 32, p. 215-232, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Dv5GXZrkpBcJ4YjqBthZrDt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 01 out. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.) São Paulo: UNESP, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: FAZENDA et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, São Paulo, Papirus, 1991.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MORAN, José Manuel. Avaliação das mudanças que as tecnologias estão provocando na educação presencial e a distância. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n.o 4, p. 89-108, jun./dez. 2005. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4899. Acesso em: 25 set. 2022.
LIMA, Gabriella Cristina Araújo de; CÂMARA, Iury Antônio Medeiros Palácio da. O estágio docente e a formação para a docência na pós-graduação: possibilidades com base nas inteligências múltiplas. Educação: Teoria e Prática, v. 3, n.o 64, p. 1 -13, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/14444. Acesso em 01 out. 2022.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3.a ed. rev. e ampl. Ijuí: Unijuí, 2016.
MORESI, Eduardo (org.). Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003. Disponível em: http://www.inf.ufes.br/~pdcosta/ensino/2010-2- metodologia-de-pesquisa/MetodologiaPesquisa-Moresi2003.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.
NETO, Alexandre Shigunov; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. A importância da pesquisa para a prática pedagógica dos professores que atuam na educação superior brasileira: algumas discussões iniciais. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração, v. 1, n.o 1, p. 04-23, 2009. Disponível em: https://www.univille.edu.br/community/novoportal/VirtualDisk.html?action=readFile&file=A_importancia_da_pesquisa_para_a_pratica_pedagogica_dos_profs_que_atuam_na_educacao_superior_br.pdf¤t=/AI/CIP/Estrategias_e_Metodos. Acesso em 25 set. 2022.
NÓVOA, Antonio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n.o 1, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FVqZ5WXm7tVyhCR6MRfGmFD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 28 set. 2022.
OLIARI, Fátima Albertina Sangaletti et al. Refletindo sobre a identidade e a formação do professor da educação superior. Revistas eletrônicas: Educação em Foco. 2012 Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wpcontent/uploads/sites/10001/2018/06/1refletindo_sobre_identidade.pdf. Acesso em: 11 abril 2021.
PADILHA, M. A. S. et al. Ensinagem na docência online: um olhar à luz das coreografias didáticas. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 1, n.º 1, p. 1 -11, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2185/1756. Acesso em: 29 set. 2022.
PERRENOUD, PHILIPPE. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.a ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, Karin Débora; BARROS, Irany Gomes; FRAGUAS, Andreia Dutra. Tendências pedagógicas atuais. In Anais do VII Congresso Nacional de Educação 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/69591. Acesso em 01 out. 2022.
ROSA, Geraldo Antônio da; TREVISAN, Amarildo Luiz. Filosofia da tecnologia e educação: conservação ou crítica inovadora da modernidade? Avaliação, v. 21, n.o 3, p. 719-737, nov. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/QRzmwDCBPp34vcTJ9CJQYtm/abstract/?lang=pt. Acesso em 01 out. 2022.
SANTOS, Jucelino Alves dos. Perspectivas de aprendizagem e o uso das TICs como ferramentas de ensino no espaço escolar. Discurso em Cena, [S. l.], v. 2, n.o 1, p. 22–34, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redcen/article/view/18261. Acesso em: 1 out. 2022.
SEVERINO, Antonio Joaquim; SOARES, Marisa. A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação, v. 23, n.o 2, p. 372 -390, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/7drNKF8x7ch6rgGxmrKf7yz/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 01 out. 2022.
SÍNCRONO. In. Michaelis, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 06 dez. 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8.a ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, CONSEP. Resolução n.º 019 de 2000, institui a obrigatoriedade do Estágio de Docência na Pós-graduação Stricto sensu.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Comissão de Biossegurança da UFAM. Plano de biossegurança da Universidade Federal do Amazonas frente à pandemia da doença pelo SARS-COV-2 (COVID-19). Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2020. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3438/1/Plano_de_Biosseguranca_Co
nsuni_14jul20.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.
SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n.º 1, p. 1 – 12, 2013.
Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/volumes-publicados/volume-7-no1-2013. Acesso em: 01 out. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).