The contributions of teaching to humanized teaching training

Authors

  • Maria de Fátima Freitas Nascimento Universidade de Pernambuco - UPE
  • Cristhiane Maria de Bazílio Omena Messias Universidade de Pernambuco - UPE
  • Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes Universidade de Pernambuco - UPE

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14827

Keywords:

Teaching, Meaningful Learning, Intercultural education

Abstract

Nowadays, one cannot identify the teacher's role only as an instructor. Rather, he is required to act in a humanized way and with dialogicity, not shying away from the function of being a constant researcher. This article discusses the importance of Didactics for the training and professional development of teachers and defends the idea of this discipline working with contents that provide theoretical and methodological subsidies on teaching, where the human being becomes the main object of teaching work. It addresses current issues about teacher training and seeks to contribute to a reconfiguration of Didactics in contemporary times in order to emphasize issues related to cultural differences and, consequently, intercultural education in a human perspective.

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Author Biographies

Cristhiane Maria de Bazílio Omena Messias, Universidade de Pernambuco - UPE

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Atualmente é Professora Livre Docente, Associada III D da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, do curso de graduação em Nutrição; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Nível mestrado ? modalidade profissional da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa "Educação, meio ambiente e saúde"; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) - Nível mestrado - modalidade Acadêmica da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa Tecnologia Ambiental Aplicada ao Semiárido com ênfase em aproveitamento de resíduos na alimentação humana. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Química dos alimentos, Bromatologia e Educação e Saúde.

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco - UPE (2002). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Gestão de Serviços e Saúde da Família (UPE). Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014). Doutora em Inovação Terapêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica - PPGIT da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2018). Foi Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina entre junho de 2017 e agosto de 2018. Foi Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (início em 05/10/2020 e término em 20/04/2021). Atualmente é Professora Adjunta do Colegiado de Enfermagem e Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina desde 20/04/2021. É docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), nível mestrado profissional. É representante da UPE no Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) da VIII Região de Saúde de Pernambuco. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UPE Campus Petrolina - GPESC/UPE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Economia da Saúde e desenvolve pesquisas nas áreas de acidentes e violências com utilização de métodos quantitativos.

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Published

2023-05-10

How to Cite

NASCIMENTO, Maria de Fátima Freitas; MESSIAS, Cristhiane Maria de Bazílio Omena; FERNANDES, Flávia Emília Cavalcante Valença. The contributions of teaching to humanized teaching training. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14827, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14827. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14827. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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