Paradigms of teacher training in licentiate courses in chemistry in the state of Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029Keywords:
Chemistry graduation, Course Pedagogical Project, Supervised internshipAbstract
This article seeks to understand how the mandatory Supervised Internship is expressed in the Pedagogical Projects of Degree Courses in Chemistry at Public Higher Education Institutions in the state of Mato Grosso? As a result, it appears that the Supervised Internship proposals in the analyzed projects are presented in different ways, but that they converge on the need for better training in the context of pedagogical action, and the training paradigm present in the Pedagogical Projects of the analyzed Courses is based on the practical rationality.
Downloads
References
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP nº 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e nº 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Parecer CNE/CES nº 15, de 13 de dezembro de 2005. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP nº 28, de 2 de outubro de 2001. Disponível em http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/13272-parecer-cp-2001. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=77781%E2%80%9D. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CHASSOT, Á. I. Para que(m) é útil o ensino? .2. ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.
COSTA, F.T. Políticas Curriculares para Formação de Professores de Química: A Prática como um Componente Curricular em Questão. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2012.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: Formação Docente e Transformação Social. Perspectivas em Diálogo – Revista de Educação e Sociedade. n.01, v. 01, p. 34-42, 2014.
ECHEVERRÍA, A. R; ZANON, L. B. (Orgs.). Formação Superior em Química no Brasil: Práticas e Fundamentos Curriculares. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
FERREIRA, M. A. V. Uma leitura comparativa entre as resoluções n. 2/2015 e n. 2/2019. In: VEIGA, I. P. A; SANTOS, J. S. (Org.). Formação de Professores para a Educação Básica. Petrópolis-RJ: Vozes, p. 72-93, 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Ciências da Natureza com Habilitação em Química. Confresa: IFMT, 2014.
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Cuiabá: IFMT, 2016.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.
MARQUES, Mario Osorio. Formação do Profissional da Educação. 4.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
MESQUITA, N. A. S. Projeto de Pesquisa: Modelos formativos em cursos de Licenciatura em Química da Região Centro-Oeste: racionalidades instituídas entre o texto e o contexto. Goiânia: UFG/IQ, 2020.
MORAES, R. Uma Tempestade de Luz: A Compreensão Possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Revista Ciência & Educação. n. 02, v. 09, p. 191-211, 2003.
MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, V. 3, N. 3 e 4, p. 5-24, 2006.
PIMENTA, S. G. Formação de Professores: Identidade e Saberes da Docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, p. 15-38, 2012a.
PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de Professores: unidade entre teoria e prática. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2012b.
YIN, R.K. Estudo de caso – planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
SHÖN, D. A. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. Os Professores e a Sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 77-92, 1992.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Química. Cuiabá: UFMT/ICET, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Araguaia: UFMT/ICET, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química. Sinop: UFMT, 2019.
ZUCCO, C. Diretrizes Curriculares para os cursos de Química. Revista Química Nova, n. 22, p. 454-461, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).