University CORP
lean and flexible training in higher technology courses
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16515Keywords:
Higher Technology Course, Higher School, Financialization of Higher SchoolAbstract
The object of the research is the offer of the Higher Technology Course (HTC). The objective is to explain the implications of the fact that HTC are cheap commodities. The results indicate that the HTC are a lean and flexible formation. for those looking for a way to quickly enter the job market.
Downloads
References
AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. TRANSNACIONALIZAÇÃO E MERCADORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: examinando alguns efeitos colaterais do capitalismo acadêmico (sem riscos) no Brasil – a expansão privado-mercantil. Rev. Inter. Educ. Sup. [RIESup]. Campinas, SP. v.1. n.1. p. 86-102. jul./set. 2015
BRASIL. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Ministério da Educação. Brasília (DF): 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192, acesso em 09/06/2020.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP: 29/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. Brasília (DF): 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/cp29.pdf, acesso em: 10/06/2020.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer: CNE/CES 436/2001. Cursos Superiores de Tecnologia – Formação de Tecnólogos. Brasília (DF): 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0436.pdf. Acesso em: 21/05/2021.
BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF): 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm. Acesso em: 10/06/2020.
BRASIL. Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília (DF), 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8948.htm. Acesso em 08 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília (DF): 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 01/03/2018.
DARDOT, Pierre; Laval, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echelar. Ed. Boitempo. Coleção Estado de Sítio. São Paulo, 2016.
ESTÁCIO. História. Disponível em: https://portal.estacio.br/quem-somos/historia.aspx. Acesso em: 22/05/2021.
GRAMSCI. Antonio. Breves notas sobre a política de Maquiavel. In:______. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 6ª Edição, 2014.Vol III. p. 11-112.
GRAMSCI. Antonio. Caderno 3 (1930). In:______. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 6ª Edição, 2014.Vol III. p. 185-209.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. 25ª edição. São Paulo (SP): Loyola, 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Divulgação dos resultados Principais Brasília: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 25/ 11/2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Microdados Enade 2019. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade. Acesso em:30/06/2022.
JESUS, Antônio Tavares de. Educação e hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci. São Paulo: Cortez: Campinas (SP). Editora Universidade de Campinas, 1989.
KPMG. Fusões e Aquisições – 2019, 2º Trimestre: ser criativo transforma negócios. Disponível em: www.kpmg.com.br. Acesso em 20/10/2022.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: livro I. Tradução: Reginaldo Sant´Anna. 33ª Ed – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
OLIVEIRA Romualdo Portela de. A financeirização da economia e suas consequências para a educação superior no Brasil. In: MARINGONI, Gilberto (org.) et al. O Negócio da Educação: aventuras na terra do capitalismo sem risco. São Paulo: Olho d· Água, 2017.
SGUISSARDI, Valdemar. Educação Superior no Brasil. democratização ou massificação mercantil? Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 867-889, out.-dez., 2015.
SIQUEIRA, Thiago Vasquinho; LAMOSA, Rodrigo. Novo Ensino Médio E economia comportamental: fundamentos para modelar o comportamento da classe trabalhadora no contexto de crise. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.15, n.2, p.36-56, ago. 2023. ISSN: 2175-5604.
SOUZA, José dos Santos. Crise orgânica do capital, recomposição burguesa e intensificação da precariedade do trabalho docente: fundamentos sócio-históricos da (des)configuração do trabalho docente. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, XXXVIII, 01 a 05 de outubro de 2017, UFMA, São Luís/MA. Anais... São Luís (MA): 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/sessoes_38anped_2017_4_desconfiguracao_do_trabalho_docente_texto_jose_dos_santos.pdf. Acesso em: 01 mar.2018.
SOUZA, José dos Santos. Cursos Superiores de Tecnologia: a materialidade da formação enxuta e flexível para o precariado no Brasil. Revista Trabalho Necessário, V.18, nº 36, p. 320-342, maio-ago. de 2020.
VALE, Andréa Araujo do. “As faculdades privadas não fazem pesquisa porque não querem jogar dinheiro fora”: a trajetória da Estácio de Sá da filantropia ao mercado financeiro. 2011, 446f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
VEIGA, Célia Cristina P. S. Determinantes sócio-históricos das mudanças recentes na gestão da educação profissional tecnológica no Brasil. Nova Iguaçu (RJ); Seropédica (RJ): 2020. 374 Fls. Tese [Doutorado em Educação] – Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
YDUQS. Apresentação de resultados: 3T21 & 9M21. Disponível em: www.yduqs.com.br. Acesso em 17/02/2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).