New High School

survey of demands and implications for continuing teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571

Keywords:

Lis Basic Education, New High School, Continuing Teacher Training

Abstract

The present study is an excerpt from the dissertation entitled “Proposal for Continuing Training with Transdisciplinary Planning in the areas of knowledge for the New Secondary Education”, thus aiming to present the implications of the configuration of the New Secondary Education (NEM) in basic education and organization of continuing teacher training proposals. The research methodology is a case study with a qualitative approach, which used a mixed structured questionnaire as a data collection instrument, with open and closed questions. The data revealed that the configuration of the NEM covers areas of knowledge, training itineraries, projects, increased workload, among other aspects. Furthermore, the agile implementation in the Santa Catarina scenario and in the research development school caused reverberations and reflections in the pedagogical work and teaching action, the participants highlighted the importance of continued training being carried out, but which are face-to-face, prioritizing aspects of reality, main modifications of the NEM, the locus of action, the areas of knowledge and the demands of professionals.

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Author Biographies

Franciele Mariani Pasqual, Universidade do Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

 Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Educação São Luíz - Jaboticabal - São Paulo (2017), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade do Contestado de Santa Catarina (2001), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Campus Videira (1999). Membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957. Atualmente Assistente Técnica Pedagógica na Escola de Educação Básica Frei Evaristo - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Docente Efetiva em Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Iomerê, Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Ensino. Tem interesse em pesquisas nos temas: Ensino Médio, Transdisciplinaridade, Currículo Escolar, Altas Habilidades, Ecoformação, Educação Básica Anos Iniciais.

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR/Pvaí)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2003), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciencias e Letras de Presidente Venceslau(2006), especialização em Habilitação Para Educação Infantil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP(2005), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(2009) e doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2020). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Paraná, Membro de corpo editorial do ENSINO & PESQUISA, Membro de corpo editorial da PERSPECTIVAS ONLINE (CAMPOS DOS GOITACAZES), Membro do Comitê Científico de Educação da Editora CRV, Membro de corpo editorial da TRAVESSIAS, Membro de corpo editorial da Revista Cesumar ? Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação Infantil, Formação Continuada, Enfoque CTS.

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR (2020). Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR (2014). Especialização em Educação Especial, Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV). Graduação em Pedagogia. Atuando no cargo de Professora efetiva do Ensino Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal. Professora e orientadora no Mestrado em Educação, área de concentração em Educação Social, do Câmpus do Pantanal e no Doutorado em Educação ofertado no Câmpus do Pantanal, na linha 2. Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares. Experiência como docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV) e no Mestrado Profissional em Educação Básica ofertado na UNIARP. Experiência na área da docência educação básica e no cargo de Psicopedagoga atuando com a Educação Infantil, Anos Iniciais, Sala de Recursos Multifuncional e na Secretaria Municipal de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX) vinculado ao Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR). Parecerista da Revista Ensino Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Centro de Ciências Humanas e Educação.

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Published

2024-12-12

How to Cite

PASQUAL, Franciele Mariani; UJIIE, Nájela Tavares; BLASZKO, Caroline Elizabel. New High School: survey of demands and implications for continuing teacher training. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18571, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18571. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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