Nueva escuela secundaria

estudio de demandas e implicaciones para la formación continua docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571

Palabras clave:

Educación Básica, . Nueva Escuela Secundaria, Formación Continua del Profesorado

Resumen

El presente estudio es un extracto de la disertación titulada “Propuesta de Formación Continua con Planificación Transdisciplinaria en las áreas del conocimiento para la Nueva Educación Secundaria”, con el objetivo de presentar las implicaciones de la configuración de la Nueva Educación Secundaria (NEM) en la educación básica. y organización de propuestas de formación continua docente. La metodología de investigación es un estudio de caso con enfoque cualitativo, que utilizó como instrumento de recolección de datos un cuestionario estructurado mixto, con preguntas abiertas y cerradas. Los datos revelaron que la configuración del NEM abarca áreas de conocimiento, itinerarios formativos, proyectos, aumento de carga horaria, entre otros aspectos. Además, la implementación ágil en el escenario catarinense y en la escuela de desarrollo de la investigación provocó repercusiones y reflexiones en el trabajo pedagógico y en la acción docente, los participantes resaltaron la importancia de que se realicen capacitaciones continuas, pero presenciales, priorizando aspectos de la realidad, principales modificaciones de la NEM, el lugar de acción, las áreas de conocimiento y las demandas de los profesionales.

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Biografía del autor/a

Franciele Mariani Pasqual, Universidade do Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

 Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Educação São Luíz - Jaboticabal - São Paulo (2017), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade do Contestado de Santa Catarina (2001), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Campus Videira (1999). Membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957. Atualmente Assistente Técnica Pedagógica na Escola de Educação Básica Frei Evaristo - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Docente Efetiva em Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Iomerê, Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Ensino. Tem interesse em pesquisas nos temas: Ensino Médio, Transdisciplinaridade, Currículo Escolar, Altas Habilidades, Ecoformação, Educação Básica Anos Iniciais.

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR/Pvaí)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2003), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciencias e Letras de Presidente Venceslau(2006), especialização em Habilitação Para Educação Infantil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP(2005), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa(2009) e doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2020). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Paraná, Membro de corpo editorial do ENSINO & PESQUISA, Membro de corpo editorial da PERSPECTIVAS ONLINE (CAMPOS DOS GOITACAZES), Membro do Comitê Científico de Educação da Editora CRV, Membro de corpo editorial da TRAVESSIAS, Membro de corpo editorial da Revista Cesumar ? Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação Infantil, Formação Continuada, Enfoque CTS.

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR (2020). Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR (2014). Especialização em Educação Especial, Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV). Graduação em Pedagogia. Atuando no cargo de Professora efetiva do Ensino Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal. Professora e orientadora no Mestrado em Educação, área de concentração em Educação Social, do Câmpus do Pantanal e no Doutorado em Educação ofertado no Câmpus do Pantanal, na linha 2. Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares. Experiência como docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná - Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV) e no Mestrado Profissional em Educação Básica ofertado na UNIARP. Experiência na área da docência educação básica e no cargo de Psicopedagoga atuando com a Educação Infantil, Anos Iniciais, Sala de Recursos Multifuncional e na Secretaria Municipal de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX) vinculado ao Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR). Parecerista da Revista Ensino Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Centro de Ciências Humanas e Educação.

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

PASQUAL, Franciele Mariani; UJIIE, Nájela Tavares; BLASZKO, Caroline Elizabel. Nueva escuela secundaria: estudio de demandas e implicaciones para la formación continua docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18571, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18571. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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