Creative schools and integral creativity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578

Keywords:

Creative School, Integral creativity, Multidimensional, Multireferential, Transdisciplinary

Abstract

This article aims to present parts of the results of completed master’s research (Tavares, 2022) focusing on reflection on creative schools that understand creativity from an integral approach from the perspective of multidimensionality, multireferentiality and transdisciplinarity. To this end, methodologically in this article, we focus on presenting a reflection on the literature review with an expansion of the discussion based on Bellón (2016, 2021), Batalloso and Moraes (2015), Torre (2006, 2023), Torre and Pujol (2023), Suanno (2013) and Morin (2004), 2013, 2015). It is concluded that creative schools in the aforementioned perspective seek to overcome the implications of the neoliberal context through teaching aime at complex thinking about content, relationships, problems, everyday and occasional situations, generating an awareness focused on the good of humanity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB-ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB-DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Psicólogo - PUC/GO. Psicopedagogo PUC-GO. PROFESSOR TITULAR da Universidade Estadual de Goiás. Professor Titular do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - IELT-UEG.Editor Chefe da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor do Periódico RBEDU - Revista Brasileira de Educação - Rede Scielo. Membro do conselho editorial da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor da Revista de Administração da UEG. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC Brasil. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC UB-Espanha. Membro do conselho editorial da Revista Instituiciones Educativas Creativas - Barcelona-Espanha. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Em 2021, recebeu na Espanha o prêmio Docente Creativo pelo compromisso com uma educação transformadora. Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas - UFT-TO. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD-CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro e pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora - CNPq. Membro do Didaktiké - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas - FE-UFG-CNPq. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

Saturnino de La Torre, Universidade de Barcelona

Doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Barcelona. Professor de Ensino Fundamental desde 1968 e mais tarde de Bacharelado. Professor de Formação Profissional desde 1974 a 1980, iniciando como Chefe dos Departamentos de Humanas, de Orientação, de Extensão Cultural no Instituto Politécnico (Barcelona). Professor da Universidade de Barcelona desde 1974, Titular da Área de Didática e Organização Escolar desde 1984 a 1992, na qual obteve a Cátedra de Didática e Inovação Educativa. Lecionou Didática, Inovação Curricular, Criatividade em Educação, entre outras disciplinas. Coordenador do Grupo de Assessoramento Didático (GIAD) da UB desde 1992 até chegar a ser equipe de pesquisa consolidado em 2009 (Ref. 2009-SGR-1193)- É criador do Seminário de Cinema Formativo em 1995. Sua resenha biográfica aparece no Who is Who in Spain, e no Who is Who in the World (2000), por seus trabalhos sobre criatividade. Assessor Internacional de Criatividade, Presidente da Associação para a Criatividade e co-fundador de outras instituições para a criatividade, Rede Internacional Ecologia dos saberes (RIES) e da Rede Internacional de Escolas criativas (RIEC). Atualmente está pesquisando sobre estratégias didáticas inovadoras e criativas, Transdisciplinaridade e ecoformaçao, Cenarios e redes, Creatividade paradoxal e cuàntica. Diretor do projeto Adversidade esconde um tesouro .

References

BATALLOSO, Juan Miguel. A escola criativa e transdisciplinar do futuro. In: MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso. Campinas: Papirus, 2015, p. 119-144.

BATALLOSO, Juan Miguel; MORAES, Maria Cândida. Por uma escola transdisciplinar: em busca de indicadores. In: MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso. Campinas: Papirus, 2015, p. 89-117.

BELLÓN, Francisco Menchén. La escuela galáctica: prototipo de escuela creativa transformadora. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 63-80, jan.-jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42288

BELLÓN, Francisco Menchén. La sociedad creativa debe superar la distopía. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 139-153, jan.-jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67395

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2021.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Revista Perspectivas da educação matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, p. 222-234, dez. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2872>. Acesso: 24 jul. 2021.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas/SP: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir Machado da Silva. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 9 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Marisa Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 2018.

RIBEIRO, Olzeni Costa; MORAES, Maria Cândida. Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções. Brasília: Liber Livro, 2014.

SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

SUANNO, João Henrique. Escola criativa e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2013. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493f. Tese (Doutorado) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; TORRE, Saturnino de la; SUANNO, João Henrique. Rede Internacional de Escolas Criativas. In: PINHO, Maria José; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique. Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2014. p. 15-33.

TAVARES, Rejane Gomes. Criatividade, escolas criativas e aspectos didático-pedagógicos complexos e transdisciplinares. 2022. 927f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

TORRE, Saturnino de la. Teoría interactiva y psicosocial de la creatividad: una aproximación basada en el pensamiento complejo. In: TORRE, Saturnino de la; VIOLANT, Verónica (Orgs.). Comprender y evaluar la creatividad: un recurso para mejorar la calidad de la enseñanza. Málaga: Ediciones Aljibe, 2006, v. 1, p. 123–154.

TORRE, Saturnino de la. Conceito de Criatividade. In: TORRE, Saturnino de la. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução: Carmen Carballal. São Paulo: Madras, 2008. p. 271-276.

TORRE, Saturnino de la. Acta de constitución de la Red Internacional de Escuelas Creativas – RIEC. IV Fórum Internacional sobre Inovação e Criatividade: adversidade e escolas criativas, realizado na Universidade de Barcelona nos dias 27 e 28 de junho de 2012a.

TORRE, Saturnino de la (Coord.). Instituciones Educativas Creativas: instrumento para valorar el desarrollo creativo de las Instituiciones Creativas – VADECRIE. Servilla: Círculo Rojo, 2012b.

Published

2024-12-12

How to Cite

TAVARES, Rejane Gomes; SUANNO, João Henrique; DE LA TORRE, Saturnino. Creative schools and integral creativity. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18578, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18578. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.