Escolas criativas e criatividade integral
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578Parole chiave:
Escola Criativa, Criatividade integral, Multidimensional, Multirreferencial, TransdisciplinarAbstract
Este artigo objetiva-se apresentar partes de resultados de pesquisa concluída de mestrado (Tavares, 2022) enfocando na reflexão sobre as escolas criativas que entendem a criatividade a partir de uma abordagem integral na perspectiva da multidimensionalidade, multirreferencialidade e transdisciplinaridade. Para tanto, metodologicamente neste artigo, focamos em apresentar uma reflexão da revisão de literatura com uma ampliação da discussão, com base em Menchén Bellón (2016, 2021), Batalloso e Moraes (2015), Torre (2006), Suanno (2013) e Morin (2004, 2013, 2015). Conclui-se que as escolas criativas na perspectiva citada buscam superar as implicações do contexto neoliberal por meio de um ensino voltado a pensar complexo os conteúdos, as relações, as problemáticas, as situações corriqueiras e as ocasionais, gerando uma tomada de consciência voltada para o bem da humanidade.
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