Escuelas creativas y creatividad integral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578

Palabras clave:

Escuela Creativa, Creatividad integral, Multidimensional, Multirreferencial, Transdisciplinario

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar parte de los resultados de una investigación de maestría realizada (Tavares, 2022) centrándose en la reflexión sobre las escuelas creativas que entienden la creatividad desde un enfoque integral desde la perspectiva de la multidimensionalidad, la multirreferencialidad y la transdisciplinariedad. Para ello, metodológicamente en este artículo nos centramos en presentar una reflexión sobre la revisión de literatura con una ampliación de la discusión, basada en Bellón (2016, 2021), Batalloso y Moraes (2015), Torre (2006, 2023), Torre y Pujol (2023), Suanno (2013) y Morin (2004, 2013, 2015). Se concluye que las escuelas creativas en la perspectiva mencionada buscan superar las implicaciones del contexto neoliberal a través de una enseñanza dirigida al pensamiento complejo sobre contenidos, relaciones, problemas, situaciones cotidianas y ocasionales, generando una consciencia enfocada en el bien de la humanidad.

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Biografía del autor/a

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB-ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB-DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Psicólogo - PUC/GO. Psicopedagogo PUC-GO. PROFESSOR TITULAR da Universidade Estadual de Goiás. Professor Titular do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - IELT-UEG.Editor Chefe da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor do Periódico RBEDU - Revista Brasileira de Educação - Rede Scielo. Membro do conselho editorial da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor da Revista de Administração da UEG. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC Brasil. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC UB-Espanha. Membro do conselho editorial da Revista Instituiciones Educativas Creativas - Barcelona-Espanha. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Em 2021, recebeu na Espanha o prêmio Docente Creativo pelo compromisso com uma educação transformadora. Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas - UFT-TO. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD-CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro e pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora - CNPq. Membro do Didaktiké - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas - FE-UFG-CNPq. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

Saturnino de La Torre, Universidade de Barcelona

Doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Barcelona. Professor de Ensino Fundamental desde 1968 e mais tarde de Bacharelado. Professor de Formação Profissional desde 1974 a 1980, iniciando como Chefe dos Departamentos de Humanas, de Orientação, de Extensão Cultural no Instituto Politécnico (Barcelona). Professor da Universidade de Barcelona desde 1974, Titular da Área de Didática e Organização Escolar desde 1984 a 1992, na qual obteve a Cátedra de Didática e Inovação Educativa. Lecionou Didática, Inovação Curricular, Criatividade em Educação, entre outras disciplinas. Coordenador do Grupo de Assessoramento Didático (GIAD) da UB desde 1992 até chegar a ser equipe de pesquisa consolidado em 2009 (Ref. 2009-SGR-1193)- É criador do Seminário de Cinema Formativo em 1995. Sua resenha biográfica aparece no Who is Who in Spain, e no Who is Who in the World (2000), por seus trabalhos sobre criatividade. Assessor Internacional de Criatividade, Presidente da Associação para a Criatividade e co-fundador de outras instituições para a criatividade, Rede Internacional Ecologia dos saberes (RIES) e da Rede Internacional de Escolas criativas (RIEC). Atualmente está pesquisando sobre estratégias didáticas inovadoras e criativas, Transdisciplinaridade e ecoformaçao, Cenarios e redes, Creatividade paradoxal e cuàntica. Diretor do projeto Adversidade esconde um tesouro .

Citas

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

TAVARES, Rejane Gomes; SUANNO, João Henrique; DE LA TORRE, Saturnino. Escuelas creativas y creatividad integral. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18578, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18578. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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