PAROLE ET NARRATION DE SOI A L’ECOLE : LA SUBJECTIVATION DU PARCOURS SCOLAIRE ET D’ORIENTATION | FALA E NARRAÇÃO DE SI NA ESCOLA: A SUBJETIVAÇÃO DO PERCURSO ESCOLAR E DE ORIENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p34Keywords:
Narration. Parole. Subjectivation. Orientation. Élèves. Narração. Discurso. Subjetivação. Orientação. Alunos.Abstract
Cette contribution interroge les liens entre compétences narratives et compétences biographiques à partir d’une phase de recherche inscrite dans la perspective épistémologique et méthodologique de la recherche biographique en éducation et menée avec des collégiens sur les modalités de subjectivation de leur parcours scolaire et d’orientation. Elle vient mettre en question la place accordée à la parole biographique des jeunes dans l’institution scolaire française et les relations entre histoire singulière et histoire collective.
A presente contribuição busca refletir sobre as ligações entre as competências narrativas e biográficas a partir de uma pesquisa que teve como base epistemológica e metodológica a abordagem da pesquisa biográfica em educação. A presente pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental e buscou compreender as formas de subjetivação inscritas nos seus percursos escolares e de orientação. Foram questionados os espaços existentes e voltados para a expressão narrativa dos alunos em escolas francesas e as relações entre história singular e coletiva.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).