PREPARAR A DISPONIBILIDADE ESCOLAR EM CONTEXTOS DE CARÊNCIA SOCIOCULTURAL

Authors

  • Cristina Coggi Università di Torino - Itália
  • Paola Ricchiardi

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n8p01

Keywords:

preparação para a escola, crianças carentes, projeto lúdico, pré-escola.

Abstract

Muitos estudos estão focalizando a atenção sobre a aquisição pelas crianças, dos requisitos fundamentais para entrar na escola primária, em outros termos estão centrando-se na disponibilidade. Trata-se de uma característica complexa, que deu origem a um amplo debate e a uma variedade de pesquisas. Estas se comparam principalmente em identificação dos fatores que, em idade pré-escolar, permitem prever o sucesso escolar. Trata-se de uma questão de relevo, enquanto incide nas políticas, nos programas, nos critérios para o primeiro acesso à escola primária. As pesquisas aprofundaram o conceito de “preparação para a escola”, especificaram os âmbitos a serem indagados pela mesma, evidenciando as condições ambientais que concorrem ao desenvolvimento de amadurecimento das crianças e as possíveis estratégias de reforço. Daremos conta de tais estudos, efetuando um balanço crítico. Proporemos em fim, um projeto de didática lúdica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paola Ricchiardi

Università di Torino- Itália

Published

2013-03-29

How to Cite

COGGI, Cristina; RICCHIARDI, Paola. PREPARAR A DISPONIBILIDADE ESCOLAR EM CONTEXTOS DE CARÊNCIA SOCIOCULTURAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 01, 2013. DOI: 10.28998/2175-6600.2012v4n8p01. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/775. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.