Conscientização ambiental em construtos digitais de aprendizagem: a experiência do jogo “Guardiões das Águas”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p593-614

Keywords:

Jogos digitais, Saneamento ambiental, Educação.

Abstract

Este trabalho apresenta um jogo multiplataformas (Tablets e Kinect), chamado “Guardiões das Águas. O jogo define-se como um Construto Digital de Aprendizagem (CDA) e tem o objetivo de promover a conscientização acerca do saneamento ambiental. Como metodologia, utilizou-se um modelo cíclico de desenvolvimento de softwares voltado para jogos, composto por cinco etapas: Inspiração, Conceito, Design, Desenvolvimento e Avaliação/Testagem. Após um período de 16 meses, foi oportunizada uma versão inicial do produto. Para validação deste CDA, foram aplicados testes com alunos de escolas públicas, de idades entre 8 e 12 anos. A resposta dos participantes ao CDA foi positiva pois o jogo possibilitou a identificação e reflexão acerca da temática proposta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Ricardo Santos, Universidade Feevale

Graduando em Letras - Português & Inglês pela Universidade Feevale; Bolsista PIBIT/CNPQ pela Universidade Feevale.

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Feevale.

João Batista Mossmann, Universidade Feevale

Doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Professor nos cursos de Ciência da Computação e no Mestrado de Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Bernardo Benites Cerqueira, Universidade Feevale

Graduanda em Jogos Digitais pela Universidade Feevale.

Yasmin dos Santos Etges, Universidade Feevale

Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale

References

BABA, Y; TSCHANG, F. Ted. Product development in Japanese TV game software: The case of an innovative game. International Journal of Innovation Management, v. 5, n. 04, p. 487-515, 2001.

BRANCO, M. A. et. al. Dimensões dos jogos de ensino. ICECE 2013 - Congresso Internacional em Educação em Engenharia e Computação 2013. Anais do ICECE 2013, v. 8, p. 277-281, 2013. Disponível em: http://copec.eu/congresses/icece2013/proc/works/62.pdf . Acesso em 07set. 2019

CERQUEIRA, B.B.; ETGES, Y. S.; BARBOSA, D. N. F.; MOSSMANN, J. B. Processo de construção de jogos multimodais do laboratório de objetos de aprendizagem da Universidade Feevale. IN: Anais do Seminário de Games e Tecnologia – GAMEPAD. V. 11, p. 50 – 58, Novo Hamburgo, RS. 2018. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/edeab030-33ef-4955-905f 5c909d8fbff5/Gamepad%202018.pdf Acesso em: 01 set. 2019

CHATELARD, D. S.; CERQUEIRA, A. C. O conceito de simbiose em psicanálise: uma revisão de literatura. Ágora (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 257-271,dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151614982015000200257&lng=en&nrm=iso. Acessoem: 08 set. 2019.

GROS, B. Digital games in education: The design of games-based learning environments. Journal of Research on Technology in Education, 40, 1-23. 2007. Disponívelem: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ826060.pdf Acessoem: 04 set. 2019

HEIDRICH, R. O.; BRANCO, M. A.; MOSSMANN, J. B.; SCHUH, A. R.; JENSEN, E. Jogos digitais para interação com braincomputer interface para auxiliar no processo de inclusão escolar de pessoas com paralisia cerebral", p. 3397-3407 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016

Gros, B. (2007). Digital games in education: The design of games-based learning environments.

Journal of Research on Technology in Education, 40, 1-23.

Gros, B. (2007). Digital games in education: The design of games-based learning environments.

Journal of Research on Technology in Education, 40, 1-23.

Gros, B. (2007). Digital games in education: The design of games-based learning environments.

Journal of Research on Technology in Education, 40, 1-23.

KANODE, C, M.; HADDAD, H. M. Software engineering challenges in game development. In: Information Technology: New Generations, 2009. ITNG'09. Sixth International Conference on. IEEE, 2009. p. 260-265

MANJULA, R.; CHAKRADHAR, R. M., SAI, C. M. Software Engineering Challenges in Game Development.International Journal for Research in Applied Science and Engineering Technology (IJRASET) Volume 4, Issue XI, 2016. Page No: ISSN : 2321-9653. Disponível em: https://www.ijraset.com/fileserve.php?FID=5768 Acesso em: 06 set. 2019

MELARÉ, D.;WAGNER, A. Objetos de Aprendizagem Virtuais: Material Didático para Educação Básica. In: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Universidad de Extremadura, Espanha, v. 4, n. 2, p. 73-84. 2005http://www.unex.es/didactica/RELATEC/sumario_4_2.html. Acesso em: 02 set. 2019

MOURA, A. Da Web 2.0 à Web 2.0 móvel: implicações e potencialidades na educação. Limite: Revista de Estudios Portugueses y de laLusofonía. nº 4, 2010, pp. 81-10.

PONCIANO, E. F.; SANTOS, A. C.; OLIVEIRA, R. N. C. A educação ambiental como estratégia de emancipação dos sujeitos: um estudo da política de saneamento ambiental desenvolvida pela Fundação Nacional de Saúde –FUNASA. IN: Revista Caminhos de Geografia, v. 15 n. 49. p.175 – 181. Uberlândia, MG, 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/22780/14369 Acesso em: 05 set. 2019

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants, Part II: Do they really thinkdifferently? OntheHorizon. pp. 1–9. 2001 Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part2.pdf Acesso em: 07 set. 2019

VALADARES, V.C.; FARDIN, W.J.; MOSSMANN, J.B.; BRANCO, M.Á.; BEZ, M.R.; MENDERS, T.G. "Desenvolvimento e Aplicação do CDA Introdução aos Estudos Virtuais". RENOTE, 12-2, 2014, 10p. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/53456 Acesso em: 02 set. 2019.

Published

2020-06-22

How to Cite

SANTOS, Paulo Ricardo; BARBOSA, Débora Nice Ferrari; MOSSMANN, João Batista; CERQUEIRA, Bernardo Benites; ETGES, Yasmin dos Santos. Conscientização ambiental em construtos digitais de aprendizagem: a experiência do jogo “Guardiões das Águas”. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 593–614, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p593-614. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8817. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

Similar Articles

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.