Formação educativa de Maria de Lourdes Fernandes: memórias de superação
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p474-494Palabras clave:
História da educação. Biografia. Deficiência visual.Resumen
Biografou-se Maria de Lourdes Fernandes enfatizando a sua formação educativa em meio às relações machistas, ao bullying e à exclusão escolar (1969-2019). O estudo amparou-se teoricamente nos pressupostos da história cultural e metodologicamente na história oral. A coleta de dados deu-se mediante entrevistas com a biografada. Reconstituiu-se uma trajetória que desvela particularidades da história de vida de Maria de Lourdes, enfrentando vários desafios. Como estratégias de superação, persistiu nos estudos e tornou-se técnica de Enfermagem, pedagoga e escritora respeitada. Sua biografia revela percalços individuais que se imbricam com a história de uma coletividade de mulheres pobres, interioranas e deficientes, as quais foram historicamente motivadas a não progredir na educação formal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).