Planejar e refletir o processo de ensino e aprendizagem: uma experiência com estagiários de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p247-270Palabras clave:
Formação de professores. Professor reflexivo. Estágio Supervisionado. Ensino de BiologiaResumen
Este artigo teve por objetivo analisar os elementos da prática docente destacados nas fichas de reflexões dos planejamentos de ensino de um grupo de acadêmicos da disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia. A metodologia, de cunho qualitativo, consistiu na análise de conteúdo categorial de 72 fichas de reflexões sobre o planejamento das aulas que seriam ministradas pelos estagiários no decorrer da regência na disciplina de Biologia no Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que os estagiários relataram elementos da prática docente relacionados a três grandes temáticas: Concepções prévias, Modalidades e estratégias didáticas e Avaliação. Conclui-se que ao descrever a ação docente planejada, pensando no que pretende, qual seu fundamento teórico, e o que modificaria, consiste numa primeira etapa de reflexão que deve ter continuidade durante e após a ação didática de forma a contribuir com a formação de um professor crítico-reflexivo, que constrói e reconstrói seus saberes.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).