A materialização do Programa Tutoria Educacional na educação pública municipal de Manaus/AM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p23-40

Palabras clave:

Trabalho docente, Programa tutoria educacional, Rede pública municipal, Instituições privadas

Resumen

Este artigo objetiva discutir a materialização das políticas neoliberais, por meio da implementação do Programa Tutoria Educacional (PTE), na rede pública municipal de Manaus/AM. Tem por referência empírica o PTE implementado na Secretaria Municipal de Educação (SEMED/MANAUS) com a Fundação Itaú Social a partir de 2015. Trata de um estudo de caráter exploratório por meio de análise teórica e documental que permitem eleger o termo competência como eixo norteador do trabalho docente. Dessa forma, percebe-se que existe um inegável movimento em prol de viabilizar a expansão de instituições privadas no setor educacional. Portanto, questionam-se não só as implicações para os profissionais que atuam na educação, como também problematiza até que ponto os sujeitos históricos permanecem nesse processo apenas como reprodutores ideológicos.

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Biografía del autor/a

Rudervania da Silva Lima Aranha, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Amazonas (2007).  Mestrado (2017) em Educação, pela Universidade de Federal do Amazonas. É professora da Secretaria Municipal de Educação com atuação na  Educação de Jovens e Adultos.  Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos temas: Métodos e Técnicas de Estudo e Trabalho Científico, Didática Geral, Legislação do ensino e Educação  Indígena.  Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM, certificado pelo CNPq. O endereço para correspondência é Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE  , Rua Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3.000 – Coroado - CEP 69077-000 Manaus – AM. Email rudervania.aranha@gmail.com  e telefone para contato: 92 99414-9228 e fax: 92 3305-1181 ramal 1785.

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo. É professora (Associado 3) da Universidade Federal do Amazonas com atuação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado. Atualmente é Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - FACED-UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos temas: Sociologia do Trabalho; Trabalho e Educação; Qualificação Profissional; Novas Tecnologias, Formação para o Trabalho e Qualificação dos Trabalhadores. Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação, sendo líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM, certificado pelo CNPq, além de desenvolver sua cátedra no nível superior, há mais de 20 anos, nas disciplinas do Campo da Sociologia da Educação e Sociologia do Trabalho. O endereço para correspondência é Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Departamento de Teorias e Métodos, Rua Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3.000 – Coroado - CEP 69077-000 Manaus – AM. Email selmabacal@ufam.edu.br e telefone para contato: 92 99420-8030 e fax: 92 3638-9254.

Luciana de Lima Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM-2006), especializou-se em Metodologia do Ensino Superior (UFAM-2007). Possui Doutorado em Educação (UFAM-2013) na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, tendo defendido trabalho na área de trabalho e educação. É funcionária pública municipal.Tem experiência na área de Educação (ensino fundamental 1º ao 5º, EJA, ens. superior). Atua principalmente nos seguintes temas: trabalho, desemprego, qualificação, pobreza, gestão e qualidade do ensino básico. 

Citas

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

ARANHA, Rudervania da Silva Lima; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de; PEREIRA, Luciana de Lima. A materialização do Programa Tutoria Educacional na educação pública municipal de Manaus/AM. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 23–40, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p23-40. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10410. Acesso em: 21 nov. 2024.

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