Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602

Palabras clave:

Formação docente, Situações Didáticas, Campo Conceitual Multiplicativo

Resumen

A Teoria das Situações Didáticas (TSD) propõe a interação entre professor, alunos e o saber matemático, em um meio planejado pelo primeiro, para que os outros possam elaborar autonomamente os conhecimentos. Com base nesta premissa, este artigo objetiva analisar a implementação e as reflexões realizadas pela professora acerca da TSD como fundamento de sua prática pedagógica, ao abordar o campo conceitual multiplicativo. Para tal, foi realizada formação com uma professora do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Tal formação teve como suporte a TSD. Foram realizados três ciclos de acompanhamento. Cada ciclo foi composto por planejamento, observação e sessão reflexiva. A professora compreendeu os elementos da TSD, entretanto, não implicou ainda em sua prática de sala. Há dificuldades no processo de devolução e institucionalização do conhecimento estudado. Nota-se, no entanto, a valorização de variadas situações do campo multiplicativo com o uso da representação numérica dominante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-06-26

Cómo citar

BATISTA, Paulo César da Silva; BARRETO, Marcilia Chagas; DE SOUSA, Ana Cláudia Gouveia. Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 577–602, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10606. Acesso em: 13 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.