Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460

Palabras clave:

Letramento digital. Pandemia. Multimodalidade. Ensino remoto.

Resumen

Neste texto, de cunho ensaístico e inspirado em um debate com minha participação promovido pelo GELLITE UFAL, durante a pandemia do Coronavírus, buscamos rever alguns aspectos da noção de letramento digital, especialmente explicitando o contexto de sua emergência, mais de quinze anos atrás. Em seguida, revemos as noções de aula e de ensino, antes e depois dos condicionamentos da pandemia. Finalmente, com base em proposições de Gunther Kress e na multimodalidade, propomos a análise, pelos professores, da pertinência na adaptação de aulas e atividades on-line, trazendo outras palavras para o campo semântico e metafórico, como tradução e transfiguração, sempre na tentativa de nos distanciarmos das desfigurações.

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Biografía del autor/a

Ana Elisa Ferreira Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 446–460, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10757. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Debates

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