Antecedentes do ganho de aprendizagem na educação superior
evidências empíricas para os cursos de administração no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p795-815Palabras clave:
Qualidade na educação. Avaliação. Recursos Organizacionais.Resumen
Ao longo das duas últimas décadas, a expansão da educação superior intensificou o debate sobre metodologias de avaliação do sistema de ensino. Alega-se que a expansão veio com um alto custo em termos da qualidade de aprendizagem. Como consequência da pressão por uma maior demonstração dos resultados fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES), o ganho de aprendizagem passou a ser considerado uma métrica potencial para a qualidade do ensino. Em uma pesquisa quantitativa, considerando os dados de 1408 cursos de graduação em Administração do Brasil, nos ciclos avaliativos de 2015 e 2018, foi ajustado um modelo estatístico com o objetivo de verificar como os recursos organizacionais afetam o ganho de aprendizagem dos estudantes. Os resultados mostraram que os recursos de capital físico e capital humano apresentaram efeito positivo sobre o ganho de aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).