A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste

interlocuções sistematizadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395

Palabras clave:

Escola pública, Conhecimentos clássicos, Formação, Ação política

Resumen

O artigo realiza uma revisão sistemática para compreender o que as revistas científicas do Norte e Nordeste do Brasil estão veiculando sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para isso, desenvolveu-se um estudo do tipo estado da arte analisando e considerando a produção disseminada pelas seguintes revistas: Debates e Educação, Educação em questão, Espaço do currículo, Exitus, Germinal: Marxismo e Educação em Debate e Linguagem, Educação e Sociedade. A partir da análise de conteúdo, pautada nos fundamentos de Bardin (2016), por meio da análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram identificados 49 estudos que abordam a temática em questão. Estes deram origem a três categorias temáticas: Fundamentos da PHC, formação e práxis de professores e currículo. Os estudos apontaram a partir do diálogo com os referenciais teóricos que a socialização dos conhecimentos clássicos na forma de conteúdos escolares, por meio do trabalho educativo, é condição precípua para que o ensino se concretize sob a perspectiva histórico-crítica, apresentando a defesa da escola pública, a relevância do conhecimento construído historicamente, a função da escola e dos professores nesse contexto para contribuir para a formação da consciência social da educação como ação política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, PPGE UFOPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÀ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima, UFOPA

Doutoranda no Doutorado em Educação na Amazônia - UFOPA. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia-- UNIR-RO( 2014) Especialista em Gestão Educacional e Metodologia de Ensino de História e Geografia pela EDUCON( 2006). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela FETREMIS ( 2015), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Pesquisadora do grupo de pesquisa HISTEDBR/UFOPA . Pesquisas na área de educação com ênfase em Políticas Públicas, Gestão educacional, Formação de Professores e Educação Integral

Citas

AGUDO, Marcela de Moraes; TEIXEIRA, Lucas André. A Pedagogia Histórico-Crítica como caminho possível para uma Educação Ambiental Crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 283-301, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7295>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p283-301.

ANUNCIAÇÃO, Bárbara Carine Pinheiro da; MESSEDER NETO, Hélio da Silva; MORADILLO, Edilson Fortuna de. A Pedagogia Histórico Critica na formação de professores de ciências: a experiência da área das ciências da natureza e matemática do curso de licenciatura em educação do campo da UFBA. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 243-252, mar. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12422.

ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; DUARTE, Newton. Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia histórico-crítica. Revista Educação Em Questão, 55(44), 169-190. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12210> acesso em 07 jan. 2021 https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12210.

BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura. A Pedagogia Histórico Crítica e o currículo básico para a escola pública do Paraná – 1990: do mito à realidade. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 216-226, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9712>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9712.

BALZAN, Celso Sidinei; ORSO, Paulino José. Os desafios da institucionalização e implementação da pedagogia histórico-crítica nos anos iniciais do ensino fundamental de Itaipulândia-PR. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 159-174, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9707>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.970.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. Dermeval Saviani – uma trajetória de luta e compromisso com a educação transformadora. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 203-215, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9711>. Acesso em: 06. Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9711

BATISTA, Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. Os desafios da prática docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: apontamentos para uma práxis transformadora na educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 168-177, fev. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12735>. Acesso em: 07 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12735.

BIANCON, Mateus Luiz; MENDES, Carolina Borghi; MAIA, Jorge Sobral da Silva. Estágio de observação supervisionado em Ciências e Biologia: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 440-458, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7315>. Acesso em: 05 Jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p440-458.

CASSIANO DE SOUZA, Dianne; COELHO, Leandro Jorge; LUNARDI CAMPOS, Luciana Maria. Sexualidade e preconceito na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: indicativos a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 365-380, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7322>. Acesso em: 05.jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p365-380.

CORRÊA, Marta de Castro Alves. Trajetória de elaboração da proposta pedagógica para a educação infantil no sistema de ensino de bauru na perspectiva teórica da pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-culturaL. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 190-202, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9710>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9710.

COSTA, Reginaldo Rodrigues da. Desafios para uma prática pedagógica histórico-crítica na educação básica: apontamentos de um professor. Linguagem, Educação e Sociedade. Teresina, Ano 23, Edição Especial, dez. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7963 acesso em 10 jan. 2021.

COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Apontamentos sobre o processo de (re)estruturação do sistema de educação público municipal de Limeira-SP. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 175-189, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9708>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9708.

CUNHA, Rodrigo Carvalho da; MALDANER, Jair José; CAVALCANTE, Rivadavia Porto. Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 418-439, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8478>. Acesso em: 05 Jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p418-439.

DA SILVA, Marcio Magalhaes. Pedagogia histórico-crítica e sexualidade na educação escolar: considerações a partir da análise do tema “orientação sexual ” nos parâmetros curriculares NACIONAIS. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 78-88, out. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9684>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9684.

DA SILVA SACCOMANI, Maria Cláudia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Da formação inicial de professores à formação continuada: contribuições da pedagogia historico-crítica na busca de uma formação emancipadora. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 233-242, jun. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12433>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12433.

DERISSO, José Luis. Luta de classes, trabalho docente e Pedagogia Histórico-Crítica na educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 47-58, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9698>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9698.

DE VASCONCELOS, Paulo Henrique. Contribuições da filosofia hegeliana para pensar a influência vigotskiana na Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 230-238, mai. 2018. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25108>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i1.25108.

D'INCAO, Larissa Bulhões; ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; SACCOMANNI, Maria Cláudia da Silva. O papel da arte e da educação escolar na formação de necessidades superiores à luz dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 178-188, out. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9683>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9683.

DINIZ, Renato Eugênio da Silva; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Pedagogia Histórico-Crítica: princípios para a formação de professores de Ciências e Biologia. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 381-394, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7355>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p381-394.

DUARTE, Newton. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a Pedagogia Histórico-Crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 8-25, jan. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em:<https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12808>. Acesso em: 05 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12808.

ERNANDES, Guilherme Augusto et al. A importância das Pedagogias críticas para o ensino de Ciências: a pedagogia histórico-crítica como proposta para a superação do cenário educacional atual. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 342-364, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7321>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p342-364.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/380 Acesso em 15 dez.2020.

FREITAS, Glez Rodrigues; SOUZA, Rosana Ramos de Souza. Estado, Política e Educação no campo: uma re-visão de conceitos a luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Exitus. Santarém-PA, Vol. 5, n. 2, p.101-113 jul./Dez. 2015. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/63 Acesso em 08 jan.2021

GAMA, Carolina Nozella; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. A produção de Dermeval Saviani: primeiras aproximações aos artigos que tratam da teoria pedagógica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 110-120, out. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/10331>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.10331.

GASPARIN, João Luiz. Pedagogia Histórico-Crítica: teoria sem prática? – onde está o critério de verdade?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 89-96, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9701>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9701.

GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Pedagogia histórico-crítica e educação matemática: a utilização de categorias do materialismo histórico-dialético como subsídio para o processo de ensino. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 211-224, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7280>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p211-224.

HADDAD, Cristhyane Ramos; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico cultural: inferências para a formação e o trabalho de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 106-117, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9703>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9703.

LOMBARDI, José Claudinei. A Revolução Russa e os desafios à Pedagogia Histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 292-306, dez. 2017. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24484>. Acesso em: 08 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24484.

MALANCHEN, Julia. Pedagogia Histórico-Crítica e saber objetivo versus multiculturalismo e o relativismo no debate curricular atual. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 58-67, jan. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12263>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12263.

MALANCHEN, Julia; ANJOS, Ricardo Eleutério dos. O papel do currículo escolar no desenvolvimento humano: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 118-129, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9704>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9704.

MARTINS, Ligia Marcia. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9705>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9705.

MARTINS, Lígia Márcia. A internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 44-57, nov. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12291>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12291.

MARTINS, André Silva; PINA, Leonardo Docena. Crítica à concepção empresarial de educação: uma contribuição da pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 100-109, nov. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12410>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12410.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Ligia Marcia. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-105, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9702>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9702.

MOREIRA, Helloysa Braqueto.; ORSO, Paulinho José. O ensino na educação infantil sob a perspectiva histórico-crítica e sua importância para o desenvolvimento humano. Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 11, p. 180-187, 31 ago. 2018. https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40173. Acesso em 10 Jan 2021.

NICOLA LAVOURA, Tiago. Por que é necessário o trabalho educativo fundamentado na pedagogia histórico-crítica nas escolas do campo e do mst?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 121-131, nov. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9509.

ORSO, Paulino José; TONIDANDEL, Sandra. A pedagogia histórico-crítica e o currículo básico para a escola pública do paraná – 1990: do mito à realidade. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 144-158, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9706>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9706.

ORSO, Paulino José. Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 3, p. 78-89, mai. 2019. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899>. Acesso em: 08 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28899.

ORSO, Paulino José. O novo Coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, Santarém-PA. vol. 10, p. 01-54, 2020. e020048. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1432 (Original work published 24º de julho de 2020). Acesso em 09 jan. 2021

PASQUALINI, Juliana Campregher. Objetivos do ensino na educação infantil à luz da perspectiva histórico-crítica e histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 200-209, jan. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12776>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12776.

PEREIRA, Lucas Monteiro; LUNARDI CAMPOS, Luciana Maria. Aproximações a uma concepção histórico-crítica de objetivo do ensino de Ciências Naturais. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 323-341, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7312>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p323-341.

PEREIRA, Joao Junior Bonfim Joia; FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza. Materialismo hístórico-dialético: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 3, n. 2, p. 93-101, dez. 2011. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9456>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9456.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; EVANGELISTA, Neima Alice Menezes; MORADILLO, Edilson Fortuna de. A reforma do “novo Ensino Médio”: uma interpretação para o ensino de ciências com base na pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 242-260, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7289>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p242-260.

ROSAR, Maria de Fátima Félix. Os movimentos sociais e a pedagogia histórico-crítica: o salto de qualidade necessário na prática da educação escolar e não-escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 73-88, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9700>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9700.

SARAIVA, Mônica De Araújo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Pedagogia histórico crítica: um olhar para as ações do professor no ensino da linguagem escrita. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 221-232, dez. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12392>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12392.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697.

SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, dez. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12463>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2019.

TEIXEIRA, Lucas André. As contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino de geografia. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 189-199, dez. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426>. Acesso em: 07. Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12426

TULESKI, Silvana Calvo et al. Cinema como recurso para o desenvolvimento conceitual: enlaces da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 141-157, dez. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12285.

UFBA, Universidade Federal da Bahia. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/index. Acesso em 10 Jan. 2021

UFAL, Universidade Federal de alagoas. Disponível em https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/about. Acesso em 10 jan. 2021

UFOPA, Universidade Federal do Oeste do Pará. Revista Exitus. 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus. Acesso em 10. Jan. 2021.

ZANETI, Josiane de Cássia et al. Conhecimentos clássicos, trabalho educativo e ensino de Ciências: articulações possíveis a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 302-322, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7307>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p302-322.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; NOGUEIRA LIMA, Glaucilene Sebastiana. A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste: interlocuções sistematizadas. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 374–395, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11971. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.