O diálogo freireano em prática de educação de jovens e adultos em ambiente hospitalar

Autores/as

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Priscila Costa Soares Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp153-174

Palabras clave:

EJA, Educação Popular, Diálogo, Paulo Freire

Resumen

O presente artigo corresponde a uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, cujo foco é para as práticas educativas com mulheres jovens e adultas promovidas por um Núcleo de Educação Popular de uma universidade pública do Estado do Pará em uma classe hospitalar.  Esta classe está situada em um espaço de acolhimento, vinculado a um hospital, que é referência no tratamento de vítimas de acidente por motor de barco no Pará. Essas mulheres advêm de diversas regiões da Amazônia paraense para residirem na casa anexo ao hospital, a fim de realizarem tratamento médico.  Mediante a visível demanda psicoemocional das educandas, o Núcleo formulou o projeto Roda de Sentimentos, inspirada nas rodas de conversa de Paulo Freire, que objetivou fomentar o diálogo e escuta sensível (entre educandas e educadores) sobre temas as quais emergiam no contexto hospitalar e que tinham importantes impactos na vida diária das educandas. O objetivo desta pesquisa é analisar a estratégia pedagógica da roda de conversa na prática educativa da educação popular com mulheres jovens e adultas da classe hospitalar do espaço de acolhimento. Trata-se de um estudo bibliográfico, participante e documental. Como resultados, observamos um aumento na capacidade de interação social no espaço que refletiu sobre o aumento da participação das educandas na EJA e minimização do sofrimento relacionado ao contexto do tratamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM/UAM Iztapalapa – México. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Professora Titular da Universidade do Estado do Pará. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. E-mail: nildeapoluceno@gmail.com.

Orcid: http;//orcid.org/0000-0002-3458-584X

Priscila Costa Soares, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Psicóloga. Membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará. E-mail: priscila_costa_soares@msn.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8497-0068

Citas

ALVES, Paulo Eduardo Rodrigues. O método fenomenológico na condução de grupos terapêuticos. Rev. SBPH, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 150-165, jun. 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582013000100009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 05 jan. 2018.

BRASIL. Caderno de educação popular e saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_educacao_popular_saude_p1.pdf Acesso: 05/01/18.

BRASIL. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Secretaria Executiva. Brasília: Ministério da saúde, 2000. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_principios.pdf> Acesso: 10/02/18.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução do alemão, introdução e notas por Milton Aquiles Von Zuben. 10 ed. Revista. São Paulo: Centauro, 2012.

CANDAU, Vera Maria; LEITE, Mirian Soares. Diálogos entre diferença e educação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

DIAS; Alder; OLIVEIRA, Ivanilde; NETO, João. Educação de Jovens e adultos: Pesquisas e memórias. In: OLIVEIRA, Ivanilde; NETO, João; SANTOS, Tânia. Educação de Jovens e Adultos: pesquisas e memórias. Belém: UEPA/CCSE/NEP/EDUEPA, 2014.

FEIO, Sacid Caderard Sá. Avaliação da cefaleia e qualidade de vida em mulheres vítimas de escalpamento na Amazônia. Macapá, 2017. Disponível em: < http://www2.unifap.br/ppcs/files/2017/12/AVALIA%C3%87%C3%83O-DA-CEFALEIA-E-QUALIDADE-DE-VIDA-EM-MULHERES-V%C3%8DTIMAS-DE-ESCALPELAMENTO-NA-AMAZ%C3%94NIA.pdf> Acesso: 30/01/18.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 16ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 1980.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1983.

LEITE, Priscila Costa Soares. Educação de jovens e adultos em ambiente hospitalar: representações sobre si, a educação e projetos de vida. 200f. [Dissertação de mestrado]. Belém: Universidade do Estado do Pará, 2019.

MOYSÉS, Lúcia. A autoestima se constrói passo a passo. 8º ed. São Paulo: Papirus, 2014.

OLIVEIRA, Ivanilde; SANTOS, Tânia. Educação em ambientes hospitalares com jovens e adultos. In: Cadernos de atividades pedagógicas em Educação Popular: Relatos de Pesquisas e de Práticas Educacionais. Belém/PA: Supercores, 2015.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo freire: Gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba: CRV, 2015.

OLIVEIRA, Ivanilde; SANTOS, Tânia; SILVEIRA, Andréa. Educação em ambientes hospitalares: estratégias pedagógicas para a inclusão socioeducacional. Anais do XI Congresso Nacional de Educação. EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8581_6178.pdf Acesso: 28/02/19.

NEP. Relatório de atividades do Projeto Roda de sentimentos 1. Fev., 2018.

NEP. Relatório de atividades do Projeto Roda de sentimentos 3. Mar., 2018.

NEP. Relatório de atividades do Projeto Roda de sentimentos 7. Set., 2017.

NEP. Relatório de atividades do Projeto Roda de sentimentos 12. Nov., 2017.

SCHULTHEISZ, Thais Sisti De Vincenzo; APRILE, Maria Rita. Autoestima, conceitos correlatos e avaliação. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, v.5, n., p.36-48, 2013. Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/reces/article/view/22/19 Acesso: 02/04/20.

ZINKER, Joseph. Processo criativo em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 2007.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SOARES, Priscila Costa. O diálogo freireano em prática de educação de jovens e adultos em ambiente hospitalar. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 153–174, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp153-174. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12020. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.