Interculturalidade e inclusão

uma crítica às políticas de inclusão de surdos no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp267-281

Palabras clave:

Educação, Inclusão escolar, Interculturalidade, Surdez

Resumen

As discussões da decolonialidade têm por foco o oprimido, o aculturado, todo aquele que, apesar dos discursos em prol da diversidade, ainda sofre subjugo da cultura do colonizador, sendo desconsiderado em seus saberes, sua língua e cultura. Trata-se de um estudo bibliográfico, apoiado em Gil (2008), cujo objetivo é discutir a inclusão escolar de pessoas surdas no Brasil e as condições em que se deram tais políticas, a partir da análise de viés decolonial, especificamente segundo os conceitos de interculturalidade funcional e crítica, na perspectiva de Catharine Walsh.  Nesse diálogo com as leituras decoloniais, lançamos um olhar crítico e mais aprofundado às políticas de inclusão escolar e de como o modelo educacional proposto, bastante superficial, não atende de forma efetiva às necessidades educacionais dos alunos surdos e segue, ao invés da inclusão proposta, excluindo-os e invisibilizando-os.

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Biografía del autor/a

Adriana Alves Novais Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação-UFS

Mestra em Educação-UFS

Especialista em LIbras; especialista em Linguística e ensino de línguas; especialista em Mídias na Educação; especialista em Educação e gestão 

Graduação em Letras Português e em Pedagogia

Veleida Anahí da Silva, Universidade Federal de Sergipe

 Doutorado em Ciências da Educação-Université Paris 8 : Saint-Denis , FR

Rita de Cácia Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação-UFBA

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

ALVES NOVAIS SOUZA, Adriana; DA SILVA, Veleida Anahí; SANTOS SOUZA, Rita de Cácia. Interculturalidade e inclusão: uma crítica às políticas de inclusão de surdos no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 267–281, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp267-281. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12051. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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